AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como comunicar melhor em 6 passos

A capacidade de comunicar melhor do que qualquer outra espécie, faz da comunicação a premissa básica para a sobrevivência da nossa espécie.

Como comunicar melhor em 6 passos
Siga os nossos passos

Neste momento, tudo aquilo que fazemos, tanto na vida real como no meio online e nas redes sociais, é comunicação, e é por isso que temos de aprender os princípios básicos da comunicação, de modo a conseguir comunicar melhor com todos os indivíduos que nos rodeiam.

Uma boa comunicação ajuda a aproximar pessoas, gera entendimento e facilita a compreensão de mensagens, já a falta de comunicação gera desentendimentos, discussões e mau ambiente. Saber comunicar é então, não só crucial para o seu sucesso pessoal, como para o sucesso profissional.


Siga estes 6 passos e saiba como comunicar melhor


1. Mantenha uma postura correta

A nossa postura é o primeiro elemento que passamos para os outros e, por isso, é fundamental que procuremos manter uma postura correta, de modo a transmitir segurança. Evite andar com os ombros caídos, pois isso irá demonstrar falta de segurança, mas evite também andar com a cabeça demasiado levantada, pois irá passar uma postura arrogante. O ideal será que procure manter uma postura o mais natural possível. Acima de tudo, é importante que procure ser autêntico, agindo com naturalidade.



2. Comunique de forma clara e objetiva

Se procura saber como comunicar melhor é extremamente importante que procure comunicar de forma objetiva, mantendo um discurso focado, com princípio, meio e fim, bem como com todas as ideias organizadas. Preocupe-se ainda em pronunciar bem as palavras, dando um ritmo adequado ao seu discurso.



3. Não desvie o olhar

A comunicação é valorizada quando existe contato visual. Através do meio online isso não é possível mas, sempre que possível, é importante que tenha um olhar concentrado, que demonstre atenção e entusiasmo. Evite desviar o olhar quando comunica diretamente, não irá estar a demonstrar interesse na conversa e, muito provavelmente, o indivíduo com o qual está a comunicar irá sentir essa falta de interesse.



4. Aprenda a ouvir

O silêncio é também extremamente importante na comunicação e, por isso, saber ouvir é um fator extremamente importante para o sucesso na comunicação. Para comunicar melhor, aprenda a ouvir de forma ativa, respeitando o tempo de antena dos outros e dando a oportunidade a que exponham as suas ideias, da mesma forma que expõe as suas.



5. Utilize gestos adequados

Os gestos também são importantes na comunicação. Se está à procura de melhorar a forma como comunica, procure adequar os seus gestos à sua linguagem, utilizando-os para complementar a sua mensagem e não para distrair o(s) indivíduo(s) com quem está a comunicar.



6. Crie empatia

Procure criar empatia com as pessoas. Sorria e procure criar um ambiente agradável de interação.

Veja também: