Como conquistar a independência financeira

Existem ideias muito simples para acumular património que irá gerar rendimentos e trazer-lhe a sonhada independência financeira. Veja as nossas ideias e dê-nos a sua opinião

Como conquistar a independência financeira
Ideias simples para conseguir atingir a sua autonomia financeira.

A independência financeira é o sonho o de muitas pessoas. O conceito de independência financeira pode ser entendido como a capacidade de uma pessoa fazer face às suas despesas (algo redutor) ou como a capacidade da pessoa viver de rendimentos gerados pelo seu capital. Neste contexto, para conquistar a independência financeira necessita de um conjunto de ingredientes:
  • Ganhar dinheiro;
  • Garantir que acumula dinheiro todos os meses;
  • Limitar os seus gastos até atingir determinados níveis de poupança.

Para gerar rendimentos tem de acumular património:

Para caminhar em direção ao sucesso financeiro e à sua independência financeira tem de ganhar dinheiro, limitar os seus gastos e gastar menos do que ganha. É simples mas muitas vezes esquecemos esta necessidade. Se está na situação em que não consegue conter os seus gastos, mesmo depois de ter explorado as nossas dicas de poupança, a consolidação de créditos ou a poupança nos seus seguros, terá de se focar em procurar fontes alternativas de rendimento.

Invista o seu património com risco:

Depois de ter acumulado património é tempo de o investir em produtos com risco. De nada vale colocar o dinheiro de baixo do colchão ou em depósitos a prazo que não rendem praticamente juro. Analise os nossos conteúdos e recomendações de fundos de investimento e concluirá que existe um grande potencial de valorização do seu património

Nunca se esqueça que existe sempre uma relação entre o risco e o retorno de um investimento e que a humanidade não progride sem o contributo de pessoas que assumem riscos. No seu caso concreto, não irá atingir a sua independência financeira apenas com o fruto do seu trabalho.

Dê tempo ao tempo:

O investimento do seu património em ativos geradores de valor irá trazer-lhe bons níveis de retorno com o tempo. Pode acontecer que no curto prazo os resultados não sejam extraordinários mas o tempo irá dar-lhe razão. Invista com cautela e beneficie dos efeitos poderosos dos juros compostos. Irá ver que os juros que obteve nos seus rendimentos também eles irão começar a render novos juros, num efeito exponencial.

Não procure afirmação pessoal pelo dinheiro:

Nunca se esqueça que o dinheiro serve um propósito específico. Cada pessoa tem a sua ligação ao dinheiro mas torna-se perigoso quando as pessoas vivem em função do dinheiro e da sua acumulação. É importante ter rendimentos que lhe assegurem a independência financeira e a sua segurança no futuro. Contudo, quando vivemos em função do dinheiro facilmente chegamos a situações como aquelas que vivemos atualmente. Uma crise económica e financeira sem precedentes.

Não é fácil acumular dinheiro mas o tempo irá ajudá-lo!


Veja também: