Como conseguir investimento para o seu negócio

Sabe como conseguir investimento para o seu negócio? Temos algumas dicas que o podem ajudar.

Como conseguir investimento para o seu negócio
Arrisque!

Conseguir investimento para o seu negócio, empresa ou startup pode ser uma grande dor de cabeça. Mas também pode fazer toda a diferença quando o sucesso está já ali ao virar da esquina. Já sabe que no mundo dos negócios é preciso correr riscos… Mas nada como correr riscos planeados, certo? Nós temos a “receita”.

Quantas ideias é que se perdem pelo caminho por falta de investimento? E quantos empreendedores é que pensam logo num empréstimo bancário para dar início a um negócio em nome próprio? Este é um método bastante válido para conseguir investimento para um negócio mas há muitos outros.


4 passos para conseguir investimento para o seu negócio


Plano de negócios

Ter um bom plano de negócios é essencial para quem está à procura de investimento. Aprenda a fazer um bom plano de negócios para conseguir convencer todas as fontes de investimento que procurar. Também já escrevemos um artigo que lhe permite descobrir se tem um bom plano de negócios… E o que é um bom plano de negócios? É um plano convincente, capaz de lhe conseguir investimento.



Perceção das Necessidades

É fundamental ter uma verdadeira noção das necessidades da empresa. Ir à procura de investimento e pedir cinco mil euros quando na verdade precisa de dez mil euros… não dá muito jeito. E os investidores vão aperceber-se disso. Será o primeiro passo para perder qualquer fonte de financiamento.



Conhecimento dos Riscos

Para conseguir investimento, é necessário ser bastante persuasivo. E para ser persuasivo, nada melhor do que possui um discurso coerente, forte e… capaz de reconhecer os riscos. É essencial que o empreendedor tenha conhecimento dos riscos que corre com a empresa/ideia que possui para que consiga perceber os argumentos mais fortes que pode utilizar.



Fontes de financiamento

Como já lhe dissemos, a banca pode ser uma fantástica fonte de investimento. E os argumentos da banca baseiam-se na grande quantidade de dinheiro que têm disponível. Há vários bancos, várias propostas e diversas taxas de juro para aproveitar. Explore bem o mercado.

Pode sempre procurar alguns investidores – os conhecidos Business Angels. Também são uma excelente alternativa para conseguir investimento mas prepare-se para a possibilidade de perder uma percentagem da sua empresa. Descubra o que são, onde os encontrar em Portugal e as vantagens que estes oferecem!

O capital de risco também é uma excelente opção para quem procura um investimento elevado. Este financiamento é concedido por Sociedades de Capital de Risco que acabam por obter participações temporárias e geralmente minoritárias no capital da empresa. Mas a estabilidade financeira que oferecem…

Já pensou em optar pelo crowdfunding? Saiba como funciona e quais as principais vantagens e desvantagens.

Por último, a família. Familiares e amigos podem ser uma excelente forma de conseguir investimento para o seu negócio. Mas esteja ciente de todos os riscos que isso acarreta… É que quando as coisas dão para o torto, pode perder-se muito mais do que dinheiro.

Veja também: