AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como conseguir um aumento de ordenado?

Está satisfeito com o seu ordenado? Acha que aquilo que recebe justifica o seu trabalho e as suas qualidades? Se está a pensar em pedir um aumento, veja algumas sugestões para garantir que consegue o que quer.

Como conseguir um aumento de ordenado?
Dicas para pedir um aumento
  • Saiba de que maneira o seu trabalho acrescenta valor à empresa

Se tem sido um empregado excecional, já está a trabalhar há algum tempo ou simplesmente considera que não está a receber o suficiente, não tenha medo de falar com o seu chefe e pedir um aumento. É tudo uma questão de preparação prévia e confiança.
 

1. Saiba quanto vale o seu trabalho

Da mesma maneira que cada produto tem um preço, o mesmo acontece no caso dos empregos. Não se trata, neste caso, de conhecer as suas qualidades mas sim de saber quanto vale o trabalho que faz.  Em vez de se focar no cargo, centre-se nas responsabilidades e tarefas e compare com outras empresas ou colegas.
 

2. O timing é importante

Neste ponto tem de ter três questões em consideração. 
  • Em primeiro lugar, tente saber quando vai ser a avaliação anual e revisão de ordenados para poder fazer o seu pedido antes. 
  • Em segundo lugar, deve saber que, se a empresa está a passar ou acabou de superar algumas dificuldades, provavelmente não será o melhor momento para pedir um aumento. 
  • Por último, o momento certo para pedir um ordenado maior é quando tiver acabado um projeto importante, resolvido um problema ou quando tiver assumido novas responsabilidades.
 

3. Não caia no erro de suplicar

O seu chefe não quer saber se tem cinco filhos ou se tem a hipoteca da casa para pagar. Se quiser conseguir um aumento de ordenado pense nisso como uma venda, onde vai ter de explicar como o seu papel na empresa é importante e de que maneira acrescenta valor à mesma.
 

4. Saiba porque é que merece ganhar mais

Faça uma lista com todos os objetivos atingidos ao longo do seu percurso na empresa. Isto vai ajudá-lo a saber o seu valor como empregado e vai dar-lhe razões objetivas para sustentar o seu pedido de aumento. Se for possível, pratique esta conversa com alguém para garantir que se sente confortável e que transmite segurança e confiança.
 

5. Prepare-se para responder ao “não” 

Não se sinta culpado ou envergonhado pelo facto de pedir um aumento de ordenado. Está no seu direito e, o pior que pode acontecer é ouvir um “não”. Também deve estar preparado para isto e, se for o caso, pergunte o que pode fazer para merecer um aumento ou, no caso de o seu chefe dizer que não é a altura certa, pergunte quando seria conveniente ter esta discussão. 
 
Veja também: