Como consultar o reembolso do IRS no portal das finanças

Saiba aqui como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças e os prazos que o Fisco estabeleceu para o seu pagamento.

Como consultar o reembolso do IRS no portal das finanças
Saiba onde tem que ir

Para perceber como consultar o reembolso do IRS através do Portal das Finanças, basta seguir alguns passos, pois o processo é relativamente simples.

Como consultar o reembolso do IRS?

Assim sendo, para consultar o reembolso do IRS , terá de entrar no Portal das Finanças e seguir as seguintes instruções:

  • Entrar na área dos “Serviços Tributários” e selecionar a opção “Consultar”;
  • Escolher a opção “Informação financeira” e de seguida clicar em “Movimentos Financeiros”;
  • Nesta fase, ser-lhe-á pedido que proceda à sua autenticação no Portal e, para isso, terá de colocar a sua senha de acesso;
  • Os contribuintes deverão então escolher o ano dos rendimentos (neste caso, 2016) e escolher o imposto sobre o qual quer saber informação (neste caso, o IRS);
  • Terá então acesso a uma tabela com a sua situação fiscal global relativa a este imposto e ao item “Reembolsos”. Se o valor que aparece em “Reembolsos” se encontra a zeros, significa que o reembolso não foi emitido;
  • Se na opção “Reembolsos” já aparecerem valores, clique em “Detalhes” para saber em que estado se encontra o seu reembolso.

Qual o prazo máximo para receber o reembolso?

Se já entregou a sua declaração de rendimentos, e na simulação realizada verificou que tem dinheiro a receber do Estado, então a liquidação do IRS deverá ser feita até ao dia 31 de julho do ano em que submete a declaração, sendo que até 31 de agosto este imposto tem que ser pago.

Isto de acordo com o Código do IRS (CIRS), nomeadamente segundo o artigo n.º77. Todavia, apesar destes prazos legais, por norma, quando há direito a reembolso, as famílias costumam receber os montantes devidos antes desta data.

Quando o Estado liquidar o seu reembolso, o dinheiro deve demorar cerca de três dias úteis até ficar disponível na sua conta bancária. No entanto, se receber o reembolso por cheque ou vale postal, pode demorar um pouco mais.

Quem entregou primeiro, recebe primeiro

Regra geral, quem entrega o IRS mais cedo é “premiado” e acaba por receber o reembolso também mais cedo, sendo esta uma das grandes vantagens de entregar o IRS pela internet.

A Autoridade Tributária costuma fazer por emitir o reembolso do IRS num prazo que varia entre os 20 e os 25 dias após a entrega da declaração, mas não existem garantias de que estes prazos venham a ser cumpridos.

Este ano, os contribuintes que têm acesso ao IRS automático recebem o reembolso antes de todos os outros – entre 15 a 20 dias.

Por saber como consultar o reembolso do IRS através do Portal das Finanças, pode sempre verificar se estes prazos estão realmente a ser cumpridos, ou se se preveem atrasos.

Em caso de dúvida, deve entrar em contacto com o centro de atendimento telefónico da Autoridade Tributária e Aduaneira (217 206 707).

Veja também: