Como consultar o reembolso do IRS no portal das finanças

Saiba como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças. Este tem de ser pago até dia 31 de julho, mas pode chegar mais cedo

Como consultar o reembolso do IRS no portal das finanças
Torne a espera menos dolorosa

Quem preencheu o IRS e está à espera do reembolso pode ficar impaciente, pois todos os cêntimos contam quando não andamos de Ferrari. No  entanto, é possível ver o estado da situação, para poder vir a saber quando está na altura de chegar o dinheiro. Neste artigo, vamos ver como consultar o reembolso do IRS através do Portal das Finanças.
 

Como consultar o estado do reembolso

Saber como consultar o reembolso do IRS não é difícil, pois precisa apenas de alguns passos para lá chegar. Para o poder consultar, terá de entrar no Portal das Finanças com os seus dados de acesso, e deverá seguir o seguinte caminho:
  • Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros

Depois de seguir este caminho, terá de escolher o ano dos rendimentos, e o imposto sobre o qual procura informação – o IRS. De seguida, aparecerá uma tabela com informação relativa ao mesmo, e dentro dessa tabela irá encontrar informação acerca do reembolso.

Se a informação acerca do reembolso estiver a zeros, então ainda não foi emitido o seu. Se já tiver o devido valor, poderá ver mais detalhes acerca do estado do mesmo.

 

Qual o prazo máximo para receber?

De acordo com o artigo n.º77 do Código do IRS, a liquidação do IRS deverá ser feita até ao dia 31 de julho. Isto pode significar ainda alguns dias de espera, mas agora que já sabe como consultar o reembolso do IRS no portal das finanças, esta não será tão dolorosa.

Normalmente o dinheiro deve demorar três dias  úteis até ficar disponível na sua conta bancária, o que só aumenta o tempo de espera até receber. No entanto, se receber o reembolso por cheque ou vale postal, pode demorar um pouco mais. 

 

Quem entregou primeiro, recebe primeiro

Regra geral, quem entrega o IRS mais cedo é “premiado” e acaba por receber o reembolso mais cedo, sendo esta uma das grandes vantagens de entregar o IRS pela internet. Não podiam existir apenas penalizações para quem falha nos prazos de entrega. 

A Autoridade Tributária costuma fazer por emitir o reembolso do IRS num prazo que varia entre os 20 e os 25 dias após a entrega da declaração, mas não existem garantias de que estes prazos venham a ser cumpridos.

Por saber como consultar o reembolso do IRS através do Portal das Finanças, pode sempre verificar se estes prazos estão realmente a ser cumpridos, ou se houve atrasos. 

Em caso de dúvida, deve entrar em contacto com o suporte da Autoridade Tributária e Aduaneira, através do número 707 206 707


Veja também: