Marta Maia
Marta Maia
03 Abr, 2023 - 10:02

Como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças

Marta Maia

Saiba quando é que o Fisco vai fazer contas consigo: explicamos-lhe como consultar o reembolso do IRS e acompanhar o processo.

Não será exatamente o melhor momento do ano, mas o dia em que nos chega o reembolso do IRS é, certamente, um dos mais agradáveis do ponto de vista financeiro. Como saber exatamente quando chega esse dia?

Saiba como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças e em que ponto está o seu acerto de contas com a Autoridade Tributária – e, igualmente importante, saiba se está prestes a receber o dinheiro que lhe é devido.

Como consultar o reembolso IRS?

Se já submeteu a sua declaração de rendimentos, cujo prazo de entrega começou a 1 de abril e termina a 30 de junho, a próxima etapa é aguardar pelo processamento da sua liquidação e respetiva devolução do imposto, se tiver direito a ela.

Para saber o ponto de situação e consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças, estes são então os passos a seguir.

1. Selecione a opção “Aceder a Serviços Tributários” no canto inferior esquerdo da página.

aceder a serviços tributários

2. No menu do lado esquerdo selecione “Serviços“.

3. Navegue na lista até encontrar a opção “Movimentos Financeiros” e selecione “Informação Financeira“.

4. Insira os seus dados pessoais de acesso.

5. Selecione o ano e o tipo de imposto (IRS) e depois clique em filtrar.

escolher ano imposto e documento

Na tabela pode verificar a situação global do pagamento do IRS, desde o valor emitido pelas Finanças ao valor regularizado. Se no tipo de documento selecionar “Reembolsos” verá apenas a informação relativa à devolução do imposto.

Caso surja alguma entrada referente a reembolsos (confirme se selecionou o ano de 2021), clique na opção ver detalhes para consultar desde o total de acerto de liquidação apurado, à data de recebimento do imposto.

Liquidação processada IRS: o que significa

Depois de submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças esta vai passar por vários estados. O primeiro, o da Declaração Certa, significa que a sua declaração de rendimentos foi validada sem erros e está pronta para ser liquidada.

O estado seguinte é, então, o da “Liquidação Processada”, o que significa que as contas do seu imposto estão feitas e tanto podem dar origem a uma conta para pagar ou a um reembolso.

No caso de dar origem a um reembolso, e caso não haja divergências ou dívidas fiscais pendentes, o estado da sua declaração passará para “Reembolso Emitido” sendo que, depois da transferência do dinheiro para a sua conta bancária, passará para “Pagamento confirmado”.

No caso de dar origem a uma conta para pagar, receberá em casa uma nota de cobrança da Autoridade Tributária, que deverá regularizar até ao dia 31 de agosto.

Quanto tempo demora o reembolso do IRS?

Quem entrega o IRS mais cedo recebe primeiro o reembolso, quando comparado com quem o faz mais tarde.

A Autoridade Tributária costuma realizar o reembolso num prazo médio de 17 dias após a entrega da declaração, ainda que estejam previstos 12 dias para quem optar pelo IRS Automático. No entanto, não há garantias de que estes prazos sejam cumpridos à risca pois o Fisco tem, por lei, até dia 31 de agosto para o fazer.

Pagamento do reembolso do IRS

A devolução do IRS pode ser efetuada por transferência bancária através da identificação do IBAN. Após a emissão do reembolso, o contribuinte terá de aguardar no mínimo 3 dias úteis para que o dinheiro entre na conta.

O reembolso pode ainda ser emitido por cheque ou vale postal para quem tem IBAN inválido no Portal das Finanças ou não tem conta bancária.

Guia do IRS 2023

Afinal de contas, o que é o IRS? Como funciona a cobrança deste imposto? E o que é preciso preencher na declaração? Veja as respostas a esta pergunta no nosso Guia do IRS.

Veja também

Artigos Relacionados