Como cozer polvo: tudo o que precisa de saber

É um alimento muito apreciado na cozinha portuguesa, mas é necessário saber prepará-lo na perfeição: aprenda, com os passos, como cozer polvo na perfeição.

Como cozer polvo: tudo o que precisa de saber
Dicas e passos para um polvo perfeito

Como cozer polvo? Esta é uma das perguntas mais frequentes de quem gosta de consumir este molusco tão adorado à mesa – muito usado na cozinha tradicional portuguesa. Isto porque o polvo tem mesmo de ser bem cozido para o resultado ser bom e, caso contrário, temos um prato arruinado. Siga as nossas sugestões simples para conseguir um polvo cozido na perfeição.

Polvo cozido: dicas para uma preparação ideal


polvo

Passo a passo para um polvo cozido na perfeição

  1. Congele o polvo – congelar o polvo é muito importante, pois o processo de congelamento faz com que a carne do polvo fique mais macia.
  2. Descongele o polvo – o polvo deve ser deixado no frigorífico durante aproximadamente 24 horas, uma vez que ele deve estar completamente descongelado antes de ser cozinhado.
  3. Separe os tentáculos do corpo do polvo – para esta tarefa deve usar uma faca muito bem afiada. estenda bem o polvo numa tábua e corte os tentáculos pela base.
  4. Corte a parte que une a cabeça aos tentáculos – esta parte do polvo é muito dura e não deve ser consumida, por isso, corte-a, separando-a da cabeça. A cabeça, por seu lado, deve ser cozinhada com os tentáculos.
  5. Retire a bolsa de tinta – este passo é normalmente desnecessário, uma vez que muitos polvos que estão à venda no mercado (especialmente se congelados) já não possuem esta bolsa de tinta. Se tiver de retirar a bolsa de tinta, basta abrir a cabeça e retirar todas as vísceras, lavando muito bem.
  6. Prepare a cozedura – o polvo, depois de lavado, deve ir a cozer numa panela com 2/3 de água. Adicione à água uma cebola, uma cenoura e um alho francês (tudo descascado e partido em pedaços). Acrescente um ramo de salsa e leve ao lume. Deixe ferver durante 5 minutos.
  7. Adicione o polvo – acrescente à água a ferver os tentáculos e a cabeça do polvo.
  8. Tape a panela – Tape a panela apenas quando a água começar novamente a ferver depois de adicionado o polvo. Para que o polvo fique bem macio deixe cozer entre 30 a 45 minutos. Verifique com um garfo se o polvo está macio. Se a carne do polvo praticamente não se agarrar ao garfo significa que está pronto.
  9. Retire o polvo da água – Retire o polvo da panela e corte-os em pedaços para serem servidos. Este polvo cozido pode também ser usado em outras receitas que exigem que o polvo seja cozido previamente. Guarde a água de cozer o polvo pois é um excelente caldo para usar em outros pratos de peixe ou marisco.

Seguindo estas dicas, o seu polvo ficará cozido na perfeição e, quer seja consumido de imediato, quer sirva para usar em outras receitas (arroz de polvo, polvo à lagareiro, e outras deliciosas receitas com polvo), uma coisa é certa: o resultado será sempre delicioso e macio.

Veja também: