PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como criar crianças saudáveis no mundo atual?

O mundo atual pode configurar um desafio para quem tem filhos e quer criar crianças saudáveis. Mas é possível. 
 

Como criar crianças saudáveis no mundo atual?
Criar crianças saudáveis e felizes é o objetivo de todos os pais.

Cabe aos pais a árdua tarefa de zelar pela saúde e bem-estar dos seus filhos, principalmente quando são mais pequenos. E a verdade é que no mundo atual, que muitos consideram tóxico, nem sempre é fácil. Mas ainda que a tarefa possa incluir alguns obstáculos, não é impossível. Conheça algumas dicas que podem ajudar a criar crianças saudáveis e felizes.

Criar crianças saudáveis e felizes em quatro gestos simples

Por vezes a dificuldade está no grau de complicação que as pessoas conferem às coisas. E neste caso, as coisas mais simples podem dar uma ajuda para que consiga criar crianças saudáveis e felizes no mundo atual.


Tenha atenção à sua alimentação

Num mundo em que a fast-food e a comida processada, pré-cozinhada e embalada são rainhas é fácil cair em tentação e – pior! – deixar que os mais pequenos o façam. Esta é a primeira coisa a evitar. Este tipo de alimentos contêm elevadas quantidades de açúcares, aditivos e corantes, por exemplo. Tudo componentes que não trazem nada de bom para a alimentação do seu filho. Mais. Na sua constituição estão em falta os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O ideal é que ensine o seu filho a comer bem (e sim, comer bem pode ensinar-se desde pequeno) e fará toda a diferença durante o crescimento.


Deixe-o disfrutar do sol

Isto é muito importante. Nos dias que correm, a grande maioria dos pais parece ter medo do sol e de deixar os mais pequenos brincarem ao sol. Sim, é certo que deve ter cuidados com a exposição solar, mas não a deve impedir totalmente. O sol é particularmente importante uma vez que vai a ativar a Vitamina D no organismo, o que é particularmente importante durante o crescimento, uma vez que esta vitamina contribui para um desenvolvimento saudável da estrutura óssea, hormonal e do sistema imunitário.


Deixe que se sujem

Muitos pais terão as melhores lembranças de quando eram mais pequenos e passavam a vida na rua a brincar e a sujar-se. Mas quando o assunto é o seu filho, o caso parece mudar de figura. Aí parece ser quase uma obsessão evitar que os filhos se sujem. Pelo bem da saúde e felicidade do seu filho, não o faça. Claro que não estamos a dizer para não cuidar da higiene do seu filho, nada disso. Estamos, isso sim, a dizer para que lhes permita serem crianças, brincarem e sujarem-se. Faz parte do crescimento e você provavelmente também o fez e foi uma criança feliz. E a verdade é que esta exposição à sujidade pode ser boa para a saúde do seu filho, na medida em que estimula o sistema imunitário de forma natural. Isto sem falar que o contacto com a terra, por exemplo, ainda melhora o seu ânimo e afeta – positivamente – os ciclos de sono.
 

Estimule bons hábitos e atitudes

Tudo o que faz e expressa, enquanto pai/mãe, passa diretamente para o seu filho. Lembre-se que quando são mais pequenos são verdadeiras esponjas, prontas a absorver tudo o que se passa à sua volta. E além disso, os filhos tendem a ser um reflexo dos pais e a projetar aquilo que os pais lhes transmitem. Se está bem, ele vai sentir que está bem, mas se estiver mal, nervoso ou stressado, ele vai tendencialmente manifestar o mesmo estado. É por isso que é importante que preste atenção ao seu estado emocional quando estiver perto do seu filho.

Mais. Os hábitos que o seu filho adquire dependem muito dos hábitos que lhe incute. Por isso é importante que tenha atenção, por exemplo, aos ciclos de sono do seu pequeno(a). Os mais pequenos devem dormir entre 12 a 14 horas diárias, pode até parecer muito, mas como diz o ditado “dormir é meio sustento” e não é à toa que assim se diz. É que durante este tempo o organismo do seu filho está a trabalhar e contribui, por exemplo, para regular o ciclo hormonal. 

Veja também: