Como criar uma password segura

Sente-se seguro? Ou a sua password é 123456? Saiba como criar uma password segura.

Como criar uma password segura
Dicas para se sentir mais seguro.

Não, não diga isso! Não nos diga que a sua password é 123456! Ou que a sua password é password… Ou ainda que é o seu clube do coração! Recentemente, têm surgido notícias que referem que as passwords utilizadas por essa internet fora continuam a ser sempre as mesmas. Saiba como criar uma password segura para que ninguém possa aceder às suas informações pessoais!

Se é daqueles que na hora de escolher uma password junta o nome e o apelido e o dia do nascimento, está na hora de rever essa técnica. Acha que não? Depois não se queixe se se tornar um alvo fácil. Para que isso não aconteça, temos alguns conselhos para si.
 

6 Dicas para ter uma password à prova de bala

1. Criar uma password complexa: isso implica que seja composta por, pelo menos, oito caracteres – com pelo menos um caracter maiúsculo, um minúsculo, um número e um símbolo existente no teclado –, completamente diferente das palavras-passes anteriores e que não inclua uma palavra completa nem o nome do utilizador, o nome real ou o nome da empresa. Estudos dizem que cumprir esta regra aumenta para 30 000 as possíveis combinações.

2. Usar uma palavra-passe diferente para cada conta importante (como o e-mail, banco online, …). Reutilizar passwords é arriscado. Ora, se alguém descobrir uma password, o primeiro instinto é tentar usar essa mesma para várias plataformas. Se pensarmos que pode aceder ao seu dinheiro, então, parece tudo mais grave ainda.

3. Criar uma frase ou expressão e substituir as letras por símbolos também é uma ideia a considerar. Por exemplo, se escolher um evento importante para si, será mais fácil de se lembrar na hora H – O aniversário do meu filho é a 12 de Dezembro de 2004. Ao utilizar esta expressão como guia, pode ficar com a palavra-passe oAmfe12/Dez,4.

4. Vá atualizando o seu e-mail de recuperação da password, pode sempre acrescentar a opção de um número de telemóvel, caso haja algum problema com a sua palavra-passe.

5. Muitos sites dão a opção de configurar uma pergunta de segurança para o caso de se esquecer da sua password. Se tiver a opção de criar uma pergunta de raiz, lembre-se de algo que apenas você saiba a resposta. Tente não criar perguntas cuja resposta facilmente é encontrada nas redes sociais. Se tiver de usar uma das perguntas dadas pela plataforma, use as dicas que já demos atrás para que a resposta seja o mais difícil de decifrar possível.

6. Nunca deixe notas com as suas palavras-passes no computador ou na secretária. Se decidir guardar tudo num ficheiro, dê asas à imaginação quando tiver de lhe dar um nome. Se não quiser arriscar, use uma das formas de lhe já lhe falámos aqui.


Veja também: