Como criar uma conversa secreta no Facebook

Já é possível iniciar uma conversa secreta no Facebook… não há nada melhor para manter a nossa privacidade!

Como criar uma conversa secreta no Facebook
Seja bem-vinda senhora criptografia.

O Facebook libertou (finalmente!) a opção que permite criar uma conversa secreta no Messenger. Este recurso permite que utilizador encripte as conversas que possui com os seus contactos e ajuda a aumentar a proteção relativamente a tudo o que é partilhado nessas mesmas conversas. Ou seja, se as suas mensagens forem intercetadas por alguém, essa pessoa não vai conseguir ler aquilo que está escrito porque não possui a chave para descodificar.

De momento, a opção de conversa secreta só está disponível para o Messenger no iOS e no Android, ou seja, não aparecem no chat do Facebook ou em messenger.com. Para além disso, a conversa só ficará visível no dispositivo onde foi criada a conversa secreta e no dispositivo que o destinatário utilizar para abrir a conversa.

Infelizmente, este recurso de “conversa secreta” não é ativado por padrão para todas as conversas existentes no Facebook Messenger, sendo necessário que o utilizador siga estes passos para todas as conversas que pretende encriptar:
  1. Abra a conversa que pretende encriptar e proteger no Messenger do Facebook;
  2. No canto superior do ecrã, pressione sobre o botão que possui um i dentro de um círculo para abrir as definições da conversa;
  3. Nas definições apresentadas já lhe deve aparecer a possibilidade de escolher a opção Conversa Secreta;

Para além de encriptar a conversa, o Facebook também permite criar mensagens temporárias. Ao criar uma conversa secreta, este recurso surge dentro da conversa quando o utilizador começar a escrever uma mensagem. 
 

Cuidado

Tenha em atenção que o utilizador do outro lado pode optar por partilhar as mensagens que você lhe envia. Basta mostrar o smartphone a alguém ou até fazer uma captura de ecrã. Para além disso, fique desde já a saber que GIFs, vídeos, mensagem de voz, videochamadas não são abrangidos por essa camada de proteção extra.


Veja também: