Como criar uma loja online

Sabe como criar uma loja online? É mais fácil do que parece mas também é preciso ter algumas noções…

Como criar uma loja online
Dê asas ao seu espírito empreendedor!

Aprenda a criar uma loja online e dê asas ao seu espírito empreendedor. A crise já passou? Ou nem por isso? Que tal começar a fazer alguns produtos em casa e abrir a sua própria loja? Não tem custos acrescidos e pode fazer de si o próximo grande destaque português! Pode produzir cerveja artesanal, pode criar joias ou roupa, pode… fazer o que quiser e o que mais gosta! 

Há várias questões que se colocam quando pretende criar uma loja online:

  • É preciso criar um logotipo? Que cores é que devo utilizar? É preciso contratar um designer para isso?
  • Preciso saber programar?
  • Como é que se faz a publicidade? E como é que faço para arranjar clientes?
  • Que preço é que devo dar aos meus produtos?
  • Que métodos de pagamento é que devo disponibilizar?


A lista é longa! Portanto, vamos tentar explicar-lhe, de uma forma muito simples, como criar uma loja online sem ter grandes dores de cabeça.

O primeiro conselho que temos para si é para que não seja “picuinhas” e não fique parado por causa de meros detalhes.
Não podemos ser nós a dizer-lhe o preço mais indicado para os seus produtos e como é que deve construir a influência da sua marca. O importante aqui é que tenha plena noção dos preços que são praticados no mercado nacional e também dos custos de produção. As pessoas têm noção de que os produtos artesanais acabam por ser um pouco mais caros mas também são personalizáveis, portanto, use isso a seu favor!

A experiência ganha-se ao longo do tempo. Há muitos vendedores e produtores que já se arrependeram de algumas decisões que foram tomando ao longo da vida. Faz parte errar! E faz parte perceber porque é que se errou e melhorar! Até porque o público-alvo muda e a forma de abordar o mercado também deve mudar… 

Procure criar um logotipo próprio que identifique os seus produtos. Vão ajudá-lo a criar uma marca identitária que o vai distinguir de todos os outros criadores. E procure escolher as cores certas, uma vez que nada deve ser deixado ao acaso. Já está?

Registe o seu domínio e crie a sua loja online. Os serviços que aconselhamos são o Shopify e o Bigcommerce. Estes serviços já oferecem vários temas predefinidos e permitem criar um site onde pode expor os seus produtos para o mundo inteiro. É bem mais fácil do que parece e não exige grandes conhecimentos de design.

E em relação ao método de pagamento? Isto já depende de si e do seu público-alvo. Pode utilizar o famoso serviço PayPal que oferece um serviço de “proteção ao comprador” ou pode também optar pela simples transferência bancária. O recurso ao cartão de crédito é também procedimento comum nas compras online. Nunca se esqueça é de passar fatura!
 

Todas as dicas sobre Empreendedorismo na subscrição da nossa Newsletter!


Veja também: