Como curar uma gripe: 13 dicas fáceis e rápidas

Saiba como curar uma gripe sem ter de recorrer sempre a medicamentos. Existem várias soluções caseiras que podem ajudar na sua recuperação.

Como curar uma gripe: 13 dicas fáceis e rápidas
A propagação desta doença é feita pelo ar, através de tosse e espirros

Na época de frio e de chuva, é muito útil saber como curar uma gripe, a famosa e desconfortável doença que costuma surgir, pelo menos, uma vez por ano à maioria das pessoas – geralmente, durante a altura do inverno.

Dá-se o nome de gripe a uma infeção viral aguda, causada por vírus que entram pelas vias aéreas e chegam aos pulmões, onde ocorre o processo de divisão desses vírus.

Gripe: causas, sintomas e contágio


Causas da gripe

Antes de descobrir como curar uma gripe, importa saber que este problema de saúde ocorre devido ao enfraquecimento do sistema imunológico, que faz com que os agentes virais entrem mais facilmente no nosso corpo e o ataquem com diversos vírus – inclusive o da gripe.

O vírus da gripe é um tipo de agente infecioso, que se propaga pelo ar e se torna, assim, extremamente contagioso.

Sintomas da gripe

Os sinais mais comuns da gripe são:

  • Dores de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Nariz entupido;
  • Febre alta (superior a 38,5ºC);
  • Calafrios;
  • Olhos pesados;
  • Mucosidade;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dores musculares;
  • Dor nas articulações.

Após a instalação do vírus, o período de duração da gripe costuma ser de, aproximadamente, uma semana. No entanto, os sintomas de tosse e fraqueza podem demorar algumas semanas a passar.

Em alguns casos, para conseguir recuperar desta patologia, o doente acaba por ficar de cama. Durante o repouso, o corpo consegue lutar melhor contra a agressão do vírus, para que este seja expulso do organismo.

como curar uma gripe

Contágio da gripe

A propagação desta doença é rápida, uma vez que é feita pelo ar através das pessoas contaminadas pelo vírus, ao tossirem e soltarem espirros.

Outra forma de contágio é estar em contato com o vírus através de mãos contaminadas, e usá-las para coçar os olhos e a boca.

Casos em que deve consultar um médico

Se a doença permanecer durante mais de uma semana, com os sintomas a piorarem, deverá ir ao seu médico para que o caso seja seguido da forma mais correta. Uma gripe mal curada pode originar doenças mais graves, como pneumonias. Daí a importância de saber como curar uma gripe.

Fique atento aos sinais:

  • Febre acima dos 39ºC;
  • Vómito frequente;
  • Dor abdominal;
  • Dor de ouvido intensa ou secreção que sai do canal auditivo;
  • Dificuldade para respirar que não se deve apenas à congestão nasal;
  • Glândulas inchadas e doloridas no pescoço ou na mandíbula;
  • Confusão e desorientação mental ou convulsões.

Como curar uma gripe de modo fácil e rápido: 13 passos


como curar uma gripe

1. Repousar

Dormir, ou apenas descansar, é uma das formas de ajudar o corpo a combater uma gripe, como foi já acima referido. Isto porque, em repouso, fica menos vulnerável e cansado durante o período de doença.

Por isso, em caso de gripe, poupe as energias para que possa recuperar de forma mais rápida. Se não o fizer, os sintomas tenderão a demorar mais tempo a desaparecer. Uma última dica: não faça exercício físico, uma vez que este baixa as defesas do corpo e isso poderá complicar a sua situação.

2. Evitar o frio

Este ponto é essencial para saber como curar uma gripe. O frio torna o organismo fraco e fortalece a doença. Por isso, o doente deve manter-se aquecido e agasalhado para evitar o agravamento da gripe. Esta dica inclui não ingerir bebidas frias ou alimentos frios, pois só irá piorar os casos em que há dor de garganta.

3. Aquecer a garganta

A sua garganta deve permanecer quente, pois necessita de calor para curar a gripe. Beba chá enquanto estiver doente, uma vez que ajuda a manter a garganta quente.

4. Botija de água quente

Se estiver a sentir dores nos músculos, pode aliviá-las ao colocar uma botija de água quente na zona onde sente incómodo. Isso irá provocar o relaxamento da musculatura.

5. Beber muitos líquidos

Ingerir líquidos em abundância é, também, outra forma de conseguir curar mais rapidamente a gripe. A água ajuda a eliminar toxinas através da urina, além de combater a desidratação do corpo, causada principalmente pela febre. Sumo de laranja e sopas são algumas das opções mais saudáveis para hidratar o organismo e reduzir as mucosas.

6. Boa alimentação

Deve ter sempre cuidado com a sua alimentação, principalmente quando se encontra num estado mais debilitado. Ingerir os nutrientes corretos pode beneficiar o fortalecimento do organismo, para que este consiga combater o vírus da gripe.

Recomenda-se a ingestão de vitamina A, que é rica em antioxidantes, além da vitamina B, que alivia os sintomas da gripe devido às suas propriedades antibacterianas, ótimas para reforçarem o nosso sistema imunológico.

Há, ainda, os alimentos imunoestimulantes, que consistem numa série de ingredientes que reforçam as nossas defesas e nos deixam mais fortes para combatermos a doença. O alho e a cebola, por exemplo, têm propriedades antivirais.

7. Evitar os doces

Os doces e chocolates devem ser evitados, uma vez que fortalecem a gripe e diminuem a resistência do doente contra ela. No entanto, o mel é a exceção, pois ajuda no combate a esta doença.

remedio para gripe

8. Soro fisiológico

Uma forma simples de descongestionar as vias respiratórias é assoar o nariz. Não o faça com muita força para não magoar o interior da passagem nasal, que demora para recuperar. Assoe uma narina de cada vez, ao tapar a outra enquanto o faz. Assoar as duas ao mesmo tempo não será tão eficaz.

Colocar spray ou gotas de soro fisiológico no nariz auxilia na cura da gripe, uma vez que reduz a congestão nasal. Tape uma narina enquanto estiver a colocar gotas na outra, e faça depois o mesmo na outra narina. Repita o procedimento 3 a 4 vezes ao dia.

9. Descongestionar as vias respiratórias

A inalação de vapor é outra forma de desobstruir as fossas nasais, fazendo com que o doente respire melhor e sinta uma diminuição no desconforto causado pela gripe.

Se não tiver aparelho de inalação, pode respirar o vapor de água quente vindo do chuveiro. Outra solução é ferver uma caneca de água, colocá-la num recipiente, e respirar o vapor que sai dela durante 5 minutos.

10. Gargarejar com água e sal

Coloque água morna num copo e adicione meia colher de chá de sal. Faça gargarejos várias vezes ao dia. Desta forma, irá aliviar a sua dor de garganta e auxiliar na limpeza das mucosas.

11. Fazer massagens

Um dos truques para aliviar a dor de cabeça é usar o polegar da mão direita para massajar suavemente o ponto que fica entre o polegar e o indicador da mão esquerda. Quando terminar, repita na outra mão.

12. Não fumar

Se fumar, faça um esforço para interromper esse hábito – pelo menos enquanto estiver doente. O tabaco pode enfraquecer o sistema imunológico e agravar os sintomas da gripe, além de ser uma agressão constante à garganta e pulmões, o que dificulta a recuperação.

13. Medicamentos

Existem à venda vários medicamentos criados para ajudarem o nosso organismo a combater esta doença, entre eles o Bissolvon, o Bisoltussim, o Paracetamol, o Ibuprofeno e a Aspirina. Mas, lembre-se: é recomendado que seja o médico a prescrever a medicação, uma vez que poderá indicar ao doente a posologia, duração do tratamento e o tipo de medicamento mais adequado para o caso.

No entanto, recorde-se que não será necessário tomar um antipirético (medicamento que reduz a febre) se tiver febre abaixo de 37,5ºC, uma vez que a temperatura do seu corpo é importante para matar o vírus instalado no organismo.

Como curar uma gripe: dois remédios caseiros


Tal como já foi acima referido, alguns alimentos contêm propriedades que ajudam o doente a reforçar o sistema imunológico, o que pode atenuar os sintomas da gripe – e até mesmo acelerar a recuperação.

O limão e o mel fazem parte desse grupo de alimentos, devido às suas propriedades antibacterianas e antissépticas – por isso, para saber como curar uma gripe, estes dois ingredientes não podem faltar. Mas, há mais: hidratação, através do mel, ajuda ainda reduzir a comichão e a dor de garganta.

Se tiver muita tosse e sentir o peito carregado de mucosidade, deve preparar uma infusão de gengibre, que tem propriedades expetorantes.

Partilhamos consigo a preparação de dois remédios naturais simples. Tome nota para fazer em casa.

1. Remédio natural com mel e limão

limao e mel

Ingredientes

2 copos de sumo de limão natural
6 colheres de chá de mel

Modo de preparação

  1. Coloque o sumo dos limões numa panela com mel e deixe cozinhar em lume baixo durante 1 hora, ou quando tiver a textura de um xarope;
  2. Quando estiver pronto, desligue o lume e deixe arrefecer;
  3. Comece a tomar 2 colheres de sopa a cada 2 ou 3 horas. Irá notar melhorias pouco a pouco.

2. Remédio natural com gengibre

gengibre e limao

Ingredientes

1 colher de sopa de gengibre fresco
1 chávena de água
1 colher de sopa de mel
Algumas gotas de limão

Modo de preparação

  1. Misture todos os ingredientes numa panela e coloque-a a ferver durante cerca de 5 minutos;
  2. Depois de ter deixado essa mistura repousar, o passo seguinte é coá-la para ficar apenas com a água;
  3. Tome 2 chávenas por dia desta infusão, para sentir que o seu peito se liberta de mucosidade e começa assim respirar melhor.

Como curar uma gripe: 5 receitas de chás


Como curar uma gripe? Os chá não podem faltar. Tome nota de dois indispensáveis.

1. Chá de limão e gengibre

como curar uma gripe

Ingredientes

300 ml de água filtrada
1 pedaço pequeno de gengibre
3 dentes de alho picado
1 limão

Modo de preparação

  1. Coloque água na panela e deixe-a ferver;
  2. Acrescente o gengibre, descascado e cortado em pequenas fatias, e também o alho picado;
  3. Deixe ferver durante 10 minutos;
  4. Desligue o lume e acrescente o sumo do limão, ou então limão cortado em fatias;
  5. Coloque uma tampa na panela e deixe repousar durante 5 minutos;
  6. Use uma peneira para remover os restantes ingredientes, e a bebida fica pronta para ser ingerida. O recomendado é tomar até 3 chávenas de chá por dia.

2. Chá de gengibre

cha de gengibre

Ingredientes

500 ml de água filtrada
5 centímetros de raíz de gengibre
Meio limão
1 pau de canela
1 colher de sopa de mel

Modo de preparação

  1. Coloque numa panela água a ferver, juntamente com o gengibre descascado e cortado em rodelas fininhas;
  2. Acrescente o sumo de limão e a canela em pau, e deixe ferver durante 10 minutos;
  3. Depois, desligue o lume e deixe a infusão repousar por cinco minutos;
  4. Antes de ingeri-la, acrescente o mel e mexa. Recomenda-se que a bebida seja tomada ainda quente.

3. Chá de eucalipto

chá de eucalipto

Ingredientes

300 ml de água filtrada
2 folhas de eucalipto
1 colher de chá de alecrim
5 folhas de hortelã

Modo de preparação

  1. Coloque água na panela e deixe-a ferver;
  2. Assim que começar a ferver, desligue o lume e acrescente os ingredientes;
  3. Tape a panela com uma tampa e espere 10 minutos;
  4. Depois, deve usar uma peneira para remover os restantes ingredientes, de forma a ficar apenas o chá;
  5. Ingira até 3 chávenas durante o dia, enquanto a bebida ainda estiver quente.

4. Chá de laranja

cha de laranja

Ingredientes

300 ml de água filtrada
2 laranjas
1 limão
2 colheres de sopa de mel

Modo de preparação

  1. Descasque as laranjas e o limão, e coloque as cascas a ferver durante cerca de 15 minutos, juntamente com água;
  2. Com um espremedor, retire o sumo das frutas e acrescente o líquido ao chá das cascas;
  3. Ferva a mistura durante mais 10 minutos;
  4. Antes de ingerir o chá, retire as cascas das frutas e adicione o mel. Tome até 3 chávenas de chá por dia.

5. Chá de sabugueiro

cha de sabugueiro

Ingredientes

300 ml de água filtrada
1 colher de chá de sabugueiro
1 colher de chá de tília

Modo de preparação

  1. Ponha água a ferver numa panela e coloque uma tampa;
  2.  Assim que ferver, desligue o lume e acrescente os ingredientes;
  3. Deixe a panela tapada durante 10 minutos;
  4. Depois, use uma peneira para retirar todos os ingredientes, de forma a ficar apenas o líquido.
  5. O chá deve ser ingerido cerca de 3 vezes ao dia.

Agora que já sabe como curar uma gripe, vai saber lidar com o desconforto quando o temido vírus aparecer.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.