Como dar brilho ao carro em 8 passos

É necessário muito mais do que apenas água e detergente para limpar o carro como um verdadeiro profissional. Aprenda como dar brilho ao carro.

Como dar brilho ao carro em 8 passos
Cuide do seu carro em casa

Limpar o carro corretamente ajuda a evitar danos como riscos na pintura e manchas nos vidros. Contudo, para muitos, é mais do que uma questão de manutenção, é um orgulho andar pela estrada com um belo carro. Para tal, é necessário saber como dar brilho ao carro.

Quem se preocupa com o exterior do veículo deve evitar as lavagens automáticas e as suas escovas enormes, que podem fazer mais mal do que bem ao veículo. Saiba, contudo, que é preciso fazer um pouco mais do que aplicar uma cera qualquer e rezar por bons resultados.

8 dicas sobre como dar brilho ao carro


Avaliar a condição do veículo

Avaliar o estado do automóvel é o que vai permitir escolher uma limpeza e cuidados adequados à necessidade do carro. Um carro mais novo, que recebeu polimento e cera mais recentemente, não precisa de tantos retoques, enquanto um carro mais antigo pode precisar de um polimento cuidadoso e de uma boa camada de cera para ficar como novo.

Ler os rótulos

Antes de aplicar qualquer tipo de produto no veículo, esteja atento às instruções: detergentes, ceras, escovas de polimento ou produtos para o vidro podem variar de marca para marca e serem boas ou más consoante o carro e o seu fabricante. Determinados detergentes podem ser muito ácidos e acabar por danificar a pintura do automóvel, por exemplo.

car wash

Lavar o carro

Use panos limpos e macios, esponjas específicas e panos de microfibra para limpar o carro. Mas antes de qualquer coisa, lembre-se de retirar a sujidade mais pesada, como placas de terra e poeira, apenas com água, isto vai ajudar a evitar arranhões durante a lavagem. Utilize sempre detergentes para carros e esqueça os detergentes para loiça ou sabão para máquinas de lavar roupa.

Limpar os vidros

Limpar adequadamente os vidros é mais do que uma questão estética, é também importante para a segurança, pois vidros sujos podem causar acidentes. No entanto, fique longe dos produtos de limpeza para casa: escolha apenas limpa-vidros específicos para automóveis. Ao usar produtos de casa para limpar o carro, está a correr o risco de danificar permanentemente o veículo.

car

Lavar as rodas

Utilize um pano limpo e um produto com PH equilibrado para limpar as rodas e deixar o carro perfeitamente limpo.

Preparar a superfície

Após a lavagem, os riscos, marcas de oxidação e defeitos externos estarão mais visíveis. Antes de qualquer outro produto, experimente utilizar uma barra de argila para automóveis na superfície do carro para torná-la homogénea.

Polir e encerar o carro

Polir o veículo é o que pode fazer a diferença entre um resultado amador e um resultado profissional. O polimento pode ser feito com uma ferramenta ou com um pano e as suas próprias mãos. Para polir o carro como deve ser vai precisar de cera líquida, pasta abrasiva, um pano de microfibra, polidor composto e algodão.

Polir o carro vai tratar de alguns defeitos na pintura e na textura, bem como proteger a pintura no futuro. Note que é importante utilizar um pano de microfibra e não um pano qualquer para não riscar. Faça sempre movimentos na horizontal ou vertical, e nunca circulares.

Coloque cera líquida no carro e passe a pasta abrasiva por cima. Com isto, toda a pintura vai ficar uniforme. De seguida, passe o pano de microfibra para remover excessos. Aplique, então, o polidor composto com algodão e remova o excesso com o pano de microfibra.

Passar cera no carro é como garantir a proteção da pintura e da estrutura, pois é como se esta funcionasse como um protetor solar, que previne a tinta de descolorir com a incidência de raios UV.

pintura do carro

Para dar brilho ao carro, é preciso encerar com uma cera de qualidade. A cera já deve vir com um aplicador, e depois de polir é só colocar uma camada fina por todo o carro. Ao aplicar a cera os movimentos já podem ser circulares, visto que não vai riscar. Não se esqueça de tirar o excesso com o pano de microfibra no final.

A cera vai proteger a pintura e suportar todo o trabalho que teve a dar brilho ao carro. Deve-se aguentar por cerca de um a dois anos, tendo em conta que não trata mal o carro.

Veja também: