Publicidade:

Como deixar de roer as unhas: 7 dicas para evitar o hábito

Apesar de parecer um hábito inofensivo, roer as unhas pode ter consequências para a saúde. Saiba como deixar de roer as unhas com os nossos conselhos.

Como deixar de roer as unhas: 7 dicas para evitar o hábito
Entenda o que o motiva a roer as unhas

Roer as unhas é um hábito muito comum na infância que não deve, contudo, ser mantido na idade adulta. Quando isto acontece, parece complicado saber como deixar de roer as unhas e evitar, assim, outros problemas de saúde.

Ainda não se sabe se roer as unhas é uma condição genética, mas estudos mostram que filhos de pais que roem as unhas têm uma maior probabilidade de também adquirir o hábito, ainda que um dos pais pare antes da criança nascer.

Muitas vezes, roer as unhas pode ser um reflexo emocional, sinal de ansiedade, stress, depressão, insegurança ou até mesmo de tédio.

Como deixar de roer as unhas


roer as unhas

É extremamente difícil deixar de roer as unhas de um dia para o outro. Uma vez que o hábito esteja estabelecido, é preciso tempo e paciência para evitar o movimento. A melhor forma de o fazer é tentar perceber o motivo e só então testar as opções disponíveis.

Listamos algumas alternativas para saber como deixar de roer as unhas:

1. Corte as unhas: se as unhas estiverem curtas o suficiente, será difícil roê-las;

2. Use um verniz especial: existem alguns vernizes específicos que o podem ajudar. Estes têm um sabor desagradável que torna muito difícil o ato de roer as unhas;

3. Vá à manicure: tratar das unhas com uma profissional e deixá-las com um ótimo aspeto pode evitar a tentação;

4. Use luvas ou adesivos: usar luvas diariamente, em qualquer lugar, pode parecer algo sem sentido, mas a ideia por trás desta ajuda para deixar de roer as unhas é bem simples, basta usar algo que impeça o atrito. Neste caso, até o uso de adesivos para unhas pode ajudar;

5. Entenda qual é o “gatilho”: procure entender o que estimula o hábito, se é um processo interno ou algo que outra pessoa diga ou faça. A consciencialização do vício pode ajudar a tratá-lo;

6. Mantenha a mão ou a boca ocupada: bolas antisstress, gomas, pequenas atitudes que possam ser o foco da sua atenção, ao invés do ato de roer as unhas;

7. O mais importante: não se cobre demais. Nem todas as pessoas conseguem na primeira tentativa, por isso, experimente definir pequenas metas e objetivos e assumir que vai demorar algum tempo até chegar lá.

E se nada disto funcionar?

Se nenhuma destas dicas sobre como deixar de roer as unhas ajudar, talvez a melhor opção seja procurar um especialista. Para muitas pessoas, o motivo do hábito é muito mais sério e, nestes casos, a ajuda profissional é extremamente importante.

Possíveis consequências de roer as unhas

Roer as unhas pode representar consequências sérias para a saúde, pelo que deve procurar um médico caso se depare com alguns destes problemas:

  • Dentes partidos ou lascados;
  • Dores na mandíbula;
  • Desconforto no estômago;
  • Unhas com problemas de crescimento ou formato irregular;
  • Sinais de infeção na pele ao redor da unha.

 

Veja também: