Como desbloquear configurações secretas no Windows 10

Quer aprender a retirar o máximo do seu computador? Saiba como desbloquear configurações secretas no Windows 10.

Como desbloquear configurações secretas no Windows 10
O Windows 10 ainda tem segredos? Muitos!

Algumas das sugestões que lhe vamos dar não são lá muito fáceis de ativar… Principalmente se for um grande leigo no que diz respeito ao Windows e utilizar o computador apenas para trabalhar ou navegar na internet. Não se iniba de pedir ajuda! É que vale mesmo a pena! Saiba como desbloquear configurações secretas no Windows 10 para conseguir tirar o máximo de partido do seu computador.

A primeira coisa que tem de fazer é carregar no botão “Iniciar” (no canto inferior esquerdo do ecrã) e escrever “regedit”. Isto vai permitir-lhe mexer numa “base de dados” do Windows que define como é que tudo funciona. Consegue perceber porque é que pode ser fatal mexer se não perceber muito disto? Cuidado…
 

1. Início mais rápido

Se não tiver muitos programas a iniciar após o arranque, é possível acelerar o arranque do próprio Windows. Dentro do Regedit vá a HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Serialize e crie uma DWORD com o nome StartupDelayInMSec. Defina o valor desta DWORD como 0. Se não existir a chave Serialize, crie você uma. Carregue com o botão direito do rato em cima das pastas que lhe aparecem, vá a “Novo”… e por aí fora. Para criar a DWORD carregue com o botão direito do rato no espaço branco do lado direito.

 

2. Faça desaparecer o OneDrive

O OneDrive é uma ferramenta muito útil… Mas nem todos estamos interessados em utilizá-la. Porque é que temos de a ter na barra da esquerda sempre que se abre uma pasta qualquer? Há formas de fazer desaparecer o Onedrive… Abra este registro HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}. Perdido? Há uma ferramenta que permite procurar mais facilmente. Vá ao meu “Editar” na barra de ferramentas. 
Já encontrou? Agora procure por “System.IsPinnedToNameSpaceTree”, carregue duas vezes sobre o mesmo e defina o valor para 0.

 

3. Desative a imagem do arranque

Quando liga o computador, o Windows entra num painel onde é exigida uma palavra passe ao utilizador. Nesse painel há uma imagem, regra geral, escolhida pelo Windows que pode atrasar o arranque do computador… Mas é possível desativá-la! Vá a HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\System e crie uma DWORD chamada DisableLogonBackgroundImage. Defina o valor para 1! Já está! Fácil, não é?

Veja também: