Como descascar ananás

É um fruto delicioso e com muitas aplicações na cozinha, mas ainda há quem tem dúvidas e o compre bem cortado. Aprenda connosco como descascar ananás na perfeição (e com rapidez).

Como descascar ananás
Dicas para conseguir descascar ananás na perfeição

Se não sabe como descascar ananás da melhor maneira, esteja atento às nossas dicas para que consiga descascar com rapidez este fruto delicioso e que pode ser usado na culinária não só em sobremesas como em pratos principais.

Como cortar ananás: técnicas para o descascar perfeito


Descascar ananás: passo a passo

ananás

  1. Para começar, é preciso saber escolher bem o ananás e, para isso, deve cheirar a base do fruto. Se tiver um cheiro doce e o corpo do fruto se deixar pressionar ao toque, então o ananás está maduro.
  2. Depois de bem escolhido e comprado, coloque o ananás numa tábua de corte.
  3. Escolha uma faca bem afiada e de tamanho médio.
  4. Deite o ananás e faça um corte cerca de meio centímetro abaixo das folhas, para que retire por completo a crista. Pode fazer o corte todo de uma vez, mas se achar essa operação mais difícil, opte por ir rodando o fruto até completar o corte.
  5. Corte a base do ananás, do mesmo modo, retirando apenas cerca de meio centímetro do fruto. Isto é o suficiente para o ananás se segurar de pé.
  6. Coloque o ananás na vertical e corte a casca – começando pela parte de cima, até chegar ao fundo. Repita este processo a toda a volta do fruto, até ter retirado toda a casca.
  7. Quando o ananás estiver descascado, repare que ficaram pequenos círculos de casca que penetram o fruto. Para os retirar, use uma faca mais pequena e bem afiada.
  8. Faça cortes de 45 graus por cima e por baixo de cada círculo e retire-os.
  9. Olhando para a parte superior do ananás, verá que o centro apresenta uma cor ligeiramente diferente e a consistência é bem mais dura.
  10. Faça quatro cortes no ananás, desde o topo até à base, deixando o centro intacto.
  11. Dependendo da utilização que vai dar ao ananás, o corte da polpa pode variar: parta em cubos para ser usado em salada de fruta ou para ser consumido ao natural, ou em fatias mais ou menos fias para grelhar.

Com estas técnicas e dicas para cortar o ananás, conseguirá usufruir de mais fruto, não desperdiçando nem um bocadinho deste alimento delicioso.

Pareceu um pouco difícil? Experimente e verá que à segunda vez já se sentirá um mestre no corte do ananás e terminará a tarefa com rapidez. Este vídeo da Allrecipes vai ajudar!

Veja também: