Como descascar e limpar camarões de forma perfeita

São excelentes apenas cozidos e frescos e ilustram para pratos deliciosos. Aprenda a preparar os camarões de forma simples, rápida e eficaz.

Como descascar e limpar camarões de forma perfeita
Dicas e truques importantes

Para saber como descascar e limpar camarões, atente nas nossas dicas e técnicas que tornarão esta tarefa bem mais fácil – e, claro, o resultado vês-se no prato. Fique de olhos postos no nosso passo a passo e, assim, poderá preparar camarões frescos, para que as suas receitas fiquem a ganhar em sabor e qualidade.

Como preparar camarões?

camarao


Descascar o camarão

Em primeiro lugar, é importante lembrar que nem todos os pratos exigem que o camarão seja descascado previamente – até porque alguns chefs são da opinião de que os camarões devem manter a sua casca para preservar melhor o sabor.

De qualquer modo, algumas receitas são feitas com o camarão descascado e, para isso, é fundamental seguir estes passos:

  1. Retire a cabeça, separando-a do corpo com os dedos.
  2. Remova as patas, puxando-as com os dedos.
  3. Retire o resto da casca a partir do sítio onde estavam as patas. A casca sai por secções, com alguma facilidade, embora deva fazer esta operação com cuidado (para não danificar o corpo do camarão).
  4. A cauda do camarão é muitas vezes deixada ficar durante a confeção, pois dá um look mais atrativo ao prato. Se optar por retirar, deve remover a última secção da casca do corpo – e a cauda sai sem dificuldade.
  5. Guarde as cascas – pode congelá-las para usar em caldos de marisco.

Limpar o camarão

O camarão tem alguns fios que devem ser retirados, pois não têm um sabor muito agradável. Para isso, o mais importante é usar uma faca muito bem afiada.

  1. Com a faca, faça um corte longitudinal no lado oposto ao que se encontravam as patas do camarão.
  2. O corte revelará um fio mais escuro do que o corpo do camarão que deve ser removido, puxando-o cuidadosamente com os dedos.
  3. Vire o camarão e, do lado das patas, também deverá encontrar um filamento que deve ser retirado do mesmo modo: usando os dedos para o puxar.
  4. Lave o camarão em água fria.
  5. Se não for cozinhar o camarão de imediato – ou enquanto limpa os restantes -, deve preservá-los no frio. Por exemplo, numa taça com água e gelo.

Seguindo estes passos simples, conseguirá descascar e limpar o camarão de forma a que a sua confeção resulte em pratos deliciosos. Reparou como é simples? Experimente e verifique como é fácil preparar camarões frescos, mais saborosos e nutritivos. Bom apetite!

Veja também: