Publicidade:

Aprenda como descongelar alimentos de forma correta e segura

Pode até achar que sabe tudo sobre como descongelar alimentos, mas somos quase capazes de apostar que as nossas dicas vão ajudar - e muito.

Aprenda como descongelar alimentos de forma correta e segura
Nunca mergulhe a carne em água para acelerar a descongelação

Diariamente, é usual colocarmos e retirarmos alimentos do congelador. Mas será que sabemos realmente o que estamos a fazer? Para tirar todas as suas dúvidas, explicamos-lhe como descongelar alimentos, sejam massas, frutas ou até tortas. Se é possível congelar praticamente tudo, há também que saber como descongelar tudo. Descubra connosco como descongelar alimentos e corrija já as más práticas, a bem da sua saúde!

Como descongelar alimentos (massas, carnes, frutas, peixes e tortas)


como descongelar alimentos

Massas

O descongelamento pode ser realizado no frigorífico, à temperatura ambiente (com o recipiente fechado), no forno ou, ainda, no microondas. O tempo de descongelação varia de acordo com a porção.

Aves e outras carnes

As aves, em especial, devem ser descongeladas 24 horas antes de serem cozinhadas. Coloque-as no frigorífico e deixe-as descongelar lentamente, para que preservem as suas proteínas e nutrientes. Só retire da embalagem quando a porção estiver totalmente descongelada e rejeite todo o líquido que tenha libertado.

No caso das carnes, nunca deve mergulhar em água para acelerar o processo de descongelação, pois pode haver contaminação com bactérias. A carne já descongelada não deve contactar com porções de carne ainda a descongelar.

Frutas

Para consumir as frutas, não precisa que elas descongelem a 100%. Basta movê-las do congelador para o frigorífico durante 4 horas e estão prontas a comer.

Ovos e laticínios

Neste caso, o melhor descongelamento é feito no frigorífico durante algumas horas – 4 horas no caso da manteiga, por exemplo. Siga o mesmo método para o leite, que pode aparentar um aspeto destalhado, mas que mexendo vigorosamente ficará com o aspeto habitual.

Os ovos só devem ser congelados se crus e, depois de descongelados, podem ser cozinhados como os ovos frescos. Nunca congele ovos cozidos.

O queijo descongela lentamente, 24 horas no frigorífico e outras 4 horas à temperatura ambiente. No entanto, se se tratar de queijo ralado, pode usá-lo de imediato.

Peixes e marisco

Descongele o peixe no frigorífico, preferencialmente 24 horas antes de o consumir, tendo o cuidado de o isolar num recipiente para evitar que o seu odor se propague pelo frigorífico.

Tortas

As tortas devem ser congeladas sem a decoração final (que deve ser acrescentada na altura de servir). Porém, em qualquer um dos casos, deve descongelar as tortas à temperatura ambiente ou no frigorífico.

Dica geral: qualquer um destes alimentos, depois de descongelado, deve ser consumido em até dois dias.

Será que cumpria todas estas indicações ou conhecia todas estas informações? É natural que não, mas a verdade é que elas são da máxima importância, porque são fundamentais para que ingira alimentos devidamente conservados e livres de quaisquer bactérias ameaçadoras da sua saúde.

Saber como descongelar alimentos é um assunto sério e, por isso, merece ser afixado na porta do seu frigorífico – certo? Crie uma tabela para que todos em casa tenham acesso à informação, especialmente se estiverem a  aprender a cozinhar.

Veja também: