Publicidade:

Como desembaciar os vidros do automóvel mais depressa

Em dias de chuva é comum que os vidros do carro embaciem. Conheça truques e dicas sobre como desembaciar vidros mais depressa.

Como desembaciar os vidros do automóvel mais depressa
Saiba como desembaciar vidros do seu carro

A condensação e humidade que resultam dos dias de chuva frequente provocam regularmente situações de vidros de automóveis embaciados. Existem alguns truques, produtos e dicas simples sobre como desembaciar vidros do carro mais rapidamente.

A explicação para esse fenómeno é fácil de perceber, e resulta do choque térmico entre os ambientes do interior e exterior. No entanto, embora seja uma situação frequente, se não atuar de imediato e eficazmente, a visibilidade fica comprometida e, consequentemente, a segurança na condução.

Contrariamente ao que é comum, saber como desembaciar vidros não deve passar por limpá-los com um pano ou ouro tecido. Não é uma boa solução, pois apenas vai transformar a humidade em gotas de água (que se voltarão a libertar, iniciando novamente o processo) e provocar sujidade nos vidros. Conheça boas práticas, truques e dicas sobre como desembaciar vidros mais depressa.

Como desembaciar vidros do automóvel

Como desembaciar vidros: boas práticas

1. Segundo Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, se seguir os seguintes quatro passos irá conseguir desembaciar mais rapidamente os vidros do carro: ligar a ventilação no máximo; seguidamente ligar o ar condicionado; depois desligar o botão de circulação do ar; e abrir um pouco as janelas do carro,

2. A partir daqui, recomenda-se que programe o ar condicionado para manter o ambiente a 18 ou 19 graus (a partir dos 20 graus, normalmente, aumentará o consumo de combustível);

3. Outra boa prática recomendada é acionar o botão de desembaciar do ar condicionado ainda antes de apanhar alguém para dar boleia (se for o caso);

4. Poderá também recorrer a líquidos desembaciadores, facilmente disponíveis em lojas.

Como desembaciar vidros: truques e dicas

Batata (cortada a meio), espuma de barbear, sabão, champô (especialmente para crianças) e pasta dentífrica. Embora possam sujar no início, são tudo produtos que todos temos em casa e que têm resultados bastante eficazes no desembaciamento dos vidros dos automóveis.

O processo é idêntico em todos os produtos. Esfregue ou espalhe a batata, o sabão, a espuma de barbear, o champô ou a pasta dentífrica por todo o interior do vidro do para-brisas. Depois basta retirar tudo com um pano húmido e, para finalizar o processo, passar um pano seco até tirar o respetivo produto e conseguirá resultados surpreendentes. No caso da batata (processo recorrente nos ralis), pode também aplicar na parte exterior do vidro para ter melhor visibilidade caso chova.

Areia higiénica para gatos: com resultados menos imediatos, mas igualmente eficaz ao fim de cerca de dois dias, é a sílica da areia para gatos (produto bastante absorvente). Coloque uma porção da areia higiénica para gatos num par de meias de algodão, por exemplo, e coloque-as no automóvel (por exemplo, debaixo dos bancos) para atrasar o processo de embaciamento do vidro.

Veja também: