Como deslocar-se em Moscovo

Andar de metro em Moscovo é obrigatório: estão aqui as estações mais bonitas do mundo. Conheça este e os restantes meios de transporte a explorar na capital russa.

Como deslocar-se em Moscovo
Em Moscovo, fuja ao trânsito usando o metro

O metro de Moscovo é um dos mais famosos em todo o mundo devido à suas fabulosas estações. Assim, à pergunta como deslocar-se em Moscovo, o metro surge, de facto, como a primeira resposta. No entanto, tal não se deve apenas à experiência histórica e cultural que se pode viver usando o metro, mas também à sua eficiência: o trânsito de Moscovo à superfície é muitas vezes caótico e usar o metro pode ser a nossa salvação. 

De uma maneira geral, todo os transportes são baratos em Moscovo, mas como a maior parte das atrações estão concentradas no centro da cidade, suspeitamos que andar a pé será a sua opção favorita. Quando as pernas estiverem cansadas ou quiser deslocar-se a um ponto de interesse um pouco mais longínquo, guie-se pelo nosso roteiro e descubra as melhores opções moscovitas de transporte. 

Curiosidade: em Moscovo, qualquer carro pode virar táxi e qualquer condutor pode virar taxista: basta acenar com a mão e entrar no primeiro carro que parar, se lhe parecer de confiança. É uma tradição local e terá sempre de pagar, regateando ou não, a viagem. Se não quiser arriscar, opte por um táxi oficial.
 

Como deslocar-se em Moscovo? As três melhores maneiras


Metro

metro

As imagens falam por si. Há estações que são verdadeiras obras de arte e não é à toa que muitos consideram o metro de Moscovo o mais bonito e surpreendente do mundo. A arquitetura é imponente, com os seus interiores ricos e sumptuosos que fazem jus às intenções de Lenin: fazer das estações verdadeiros palácios para os trabalhadores.

Foi inaugurado em 1935 e é dos mais profundos sistemas de metropolitano do mundo. A estação de Park Pobedy, por exemplo, situa-se a 84 metros de profundidade, sendo servida pela maior escada rolante da europa. Há vários títulos de transporte disponíveis, desde passes mensais a bilhetes diários e os preços são bastante atrativos: uma viagem custa cerca de 50 cêntimos. É o sistema de transporte público de Moscovo mais rápido e eficiente.
 


Elétrico

elétrico

Hoje em dia os elétricos são usados sobretudo em percursos fora do centro da cidade. Assim, recomendamos este meio para esse tipo de deslocações, a par dos autocarros, ainda que ambos sejam transportes quase sempre bastante lotados. Estudantes e reformados são os principais utilizadores destes meios.

Se o interesse for exclusivamente turístico, poderá usar a rota A, batizada carinhosamente pelos moscovitas de “Annushka”, iniciada em 1911 e revitalizada no final dos anos 90. O veículo utilizado é uma réplica dos originais, com design retro, e o passeio, apesar de curto, é agradável. Vai desde a estação de metro Chistye Prudy até ao rio, passando pelo bairro antigo de Zamoskvarechye, pelo mosteiro de Danilov e pela torre da rádio Shukov.



Marshrutka

marshrutka

Esta é uma forma de se deslocar em Moscovo bastante sui generis. Os problemas de trânsito da cidade fizeram nascer opções alternativas, muitas vezes improvisadas. As marshrutka são um desses exemplos. Trata-se de minivans e miniautocarros, operados por empresas privadas, com capacidade para 15-20 passageiros e que seguem percursos previamente definidos, nem sempre coincidentes com as rotas dos transportes públicos.

Estas viaturas vão parando sempre que alguém acena da rua e enquanto houver lugares livres. Normalmente paga-se ao condutor assim que se entra e têm fama de ser mais rápidas do que o autocarro. As marshrutka são também muito usadas para visitas fora da cidade e para os transferes entre o aeroporto e o hotel.

Agora que já sabe como deslocar-se em Moscovo, veja o que não pode perder na cidade e boa viagem!

Veja também: