Como deslocar-se em Nova Iorque

De metro, de táxi, de bicicleta ou a pé? Ou quem sabe de helicóptero? Descubra as melhores formas de deslocar-se em Nova Iorque.

Como deslocar-se em Nova Iorque
Como e por quanto ficam as deslocações na Big Apple

Como deslocar-se em Nova Iorque? Os yellow cabs dispensam apresentações. São os táxis mais famosos do mundo e fazem parte do nosso imaginário. Mas nem só de táxi se deslocam os nova-iorquinos ou os turistas que todos os dias cirandam na cidade.

E se calcorrear a cidade a pé pode parecer tentador, lembre-se que a Broadway, a conhecida avenida que atravessa Manhattan, tem cerca de 21 km de extensão, só no centro da cidade. Assim, talvez haja alturas na sua visita em que precise de outros meios de locomoção. De seguida, listamos os meios de transporte à sua disposição em Nova Iorque.


5 formas de se mover na cidade que nunca dorme


METRO E AUTOCARRO

24 horas por dia, sete dias por semana: é assim que opera a rede integrada de metropolitano e autocarro de Nova Iorque, gerida pela MTA – New York City Transit. São uma opção de transporte económica e abrangem as cinco grandes áreas de Nova Iorque: Manhattan, The Bronx, Brooklin, Queens e Staten Island, ainda que nesta última não exista metro, apenas autocarro.

O título de transporte é o MetroCard e existem várias modalidades disponíveis, como por exemplo a de utilização ilimitada durante 7 dias, por 31 dólares. Abaixo apresentamos a extensa rede de Metro e autocarro nova-iorquina. 

mapa
 


TÁXI

Pelo menos uma vez na sua visita a Nova Iorque, acene do passeio para que um táxi amarelo pare e o leve pelo meio do carismático trânsito nova-iorquino. Mas só se o táxi tiver os números no seu capô acesos é que vale a pena gesticular; se todo o sinal estiver aceso, está fora de serviço e se todo o sinal estiver apagado, já está de serviço e tem de procurar outro.

Mas não se preocupe, há mais de 10 mil táxis em Nova Iorque, disponíveis 24h por dia. Normalmente aceitam o pagamento tanto em dinheiro como com cartão de crédito e não se esqueça de deixar gorjeta ao motorista: 15% a 20% do valor final. Se estiver em grupo - até 4 pessoas – o táxi pode mesmo ser uma opção em conta. Curiosidade: em Nova Iorque há também barcos-táxi, que poderá usar para ir visitar a Estátua da Liberdade, por exemplo,
 


BICICLETA

Nova Iorque é uma cidade plana, pelo que usar uma bicicleta pode ser uma ótima opção, ainda que existam algumas áreas da cidade mais agradáveis do que outras para se deslocar em duas rodas. Central Park e os parques Riverside e Prospect são especialmente convidativos à bicicleta, bem como as ciclovias ao longo dos rios Hudson e East.

Para alugar uma bicicleta, basta registar-se na aplicação Citi Bike e dirigir-se a um dos 500 pontos de levantamento e recolha espalhados por Manhattan, Brooklyn, Queens e Jersey City.
 


FERRYBOAT OU HELICÓPTERO

Manhattan é uma das ilhas que compoem Nova Iorque e, para além das múltiplas pontes - destaque para a mítica Brooklyn Bridge, que merece uma visita - há outras formas de chegar ao continente ou a outras ilhas nas redondezas. Estamos a falar principalmente dos ferryboats, mas saiba que deslocar-se de helicóptero, ainda que lhe pareça excêntrico, é algo vulgar em Nova Iorque.

Pode mesmo fazer um tour aéreo, uma experiência única e inesquecível. Para as viagens de ferry, consulte os operadores The Staten Island Ferry e o East River Ferry. Se quer saber mais sobre as viagens de helicóptero, informe-se na Liberty Helicopter ou na HeliNY.



CARRO 

Ainda que não aconselhemos a que alugue carro na sua viagem a Nova Iorque – preço elevado, trânsito louco, estacionamento difícil e caro, esta é, contudo, uma opção válida, sobretudo se a sua ida a Nova Iorque faz parte de uma viagem de carro por outros locais da América.

Para além das empresas tradicionais de rent-a-car, existem opções mais práticas para conduzir um automóvel em Nova Iorque, como a Zipcar e a Enterprise Car Share. Boa viagem!

Veja também: