Como e quando fazer manutenção da bateria do carro

A manutenção da bateria do carro não é difícil nem dá muito trabalho. Saiba como a fazer

Como e quando fazer manutenção da bateria do carro
Faça a bateria durar mais tempo

Evite este e outros problemas do seu carro com os melhores Seguros AutoA manutenção da bateria do carro é crucial para podermos continuar a utilizar o nosso querido meio de transporte sem termo que um dia ir a pé por não termos bateria. Não é preciso ser um especialista para a fazer, mas é preciso fazê-lo.
 

Manutenção básica da bateria

Quando carregada como deve ser, a bateria terá entre 12.4 a 12.6 volts, e só não será capaz de fazer o carro andar se baixar para cerca de 10.5 volts ou menos. Fortes temperaturas, uso impróprio da bateria e falta de manutenção fazem com que a bateria deixe de funcionar como deve de ser, podendo até obrigá-lo a comprar uma nova.

A bateria carrega-se, de certa forma, apenas ao conduzir. À medida que as rotações por minuto vão aumentando, a bateria vai carregando, e não é preciso muito mais do que conduzir regularmente para a manter carregada. Há, no entanto, alguns cuidados extra a ter na manutenção da bateria do carro. Lembre-se de mexer sempre na bateria quando esta estiver desligada.

No caso de não conduzir durante um período de duas semanas ou mais, desligue a bateria do carro para que não fique descarregada. Mesmo quando o carro está desligado a bateria mantém alguns processos em andamento, a não ser que a desligue.

No caso de ficar com pouca bateria e de a pôr a trabalhar através dos cabos, é aconselhável ir ao mecânico para este verificar se a bateria está bem carregada e em forma. O alternador pode não ser capaz de cuidar da bateria depois disso, mesmo ao conduzir.

É aconselhável ir ao mecânico de três em três meses para a manutenção da bateria do carro. Pode, também, escolher ir a cada 5,000 km.
 

Outras dicas para a manter em forma

Lembre-se de mexer sempre na bateria quando esta estiver desligada e de tomar as precauções necessárias.
 

1. Verifique o líquido da bateria

É necessário verificar o nível do líquido da bateria pelo menos de três em três meses. Basta ver se há água ao fundo do tubo que vai utilizar para encher. Se conseguir ver água, está bom, se não conseguir, precisa de retificar.
 

2. Limpe os terminais da bateria

De seis em seis meses, com a ajuda de um pente de aço, limpe os terminais da bateria. Use uma mistura de bicarbonato de sódio e de água (três colheres de bicarbonato para uma de água) e coloque nos terminais. Depois é só esfregar e retirar excessos! Mais fácil só no mecânico.


3. Cubra a bateria com gordura

Quem diria que a manutenção da bateria do carro envolve gordura? Pode parecer estranho, mas cobrir a bateria com gordura ou com vaselina vai fazer com que a ferrugem e a corrosão se atrasem. Não é preciso besuntar a bateria, uma camada fina chega e sobra.

Previna-se de más surpresas subscrevendo um Seguro Automóvel personalizado


Veja também: