Ana Duarte
Ana Duarte
09 Nov, 2017 - 07:28

Como editar fotos no Mac de forma simples e prática

Ana Duarte

Quer saber como editar fotos no Mac? Não tem de instalar nenhum software. Usando a aplicação Fotografias tem acesso a várias ferramentas de edição.

Como editar fotos no Mac de forma simples e prática

Como editar fotos no Mac? Se tem um Mac e não quer instalar nenhum software para editar fotografias (que até pode ser pago), pode usar a aplicação “Fotografias”.

Esta app vai ajudá-lo em várias e diferentes funções: recortar fotos, apagar elementos, ajustar cor, brilho, saturação, etc. A aplicação tem imensas ferramentas e permite que volte à versão original da fotografia caso não goste das alterações.

Esta ferramenta de edição de fotografia é muito semelhante à do iPhone, sendo que esta versão tem mais funcionalidades.

Como editar fotos no Mac utilizando a app “Fotografias”

Abra a aplicação “Fotografias”. Escolha a fotografia que pretende editar e depois clique no botão “Editar fotografia”, que consiste num ícone com três pontinhos em cima de três linhas, no canto superior direito.

placeholder-1x1

Depois de clicar, as ferramentas de edição mais importantes vão logo aparecer no lado direito. As opções são: melhorar, rodar, recortar, filtros, ajustar, retocar e corrigir olhos vermelhos (só funciona se tiver uma fotografia com pessoas ou animais).

placeholder-1x1

1. Melhorar

placeholder-1x1

Esta opção oferece melhorias automáticas com apenas um clique. É uma ferramenta muito útil, prática e rápida. Se não gostar, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito. Esta opção também está disponível em iOS.

2. Rodar

placeholder-1x1

Esta funcionalidade roda uma fotografia 90 graus para a esquerda. Se mantiver o botão alt pressionado, pode rodar para a direita. Se não gostar ou quiser voltar à posição original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

3. Recortar

placeholder-1x1

Esta ferramenta permite recortar a foto e mudar o seu aspeto. Pode também rodá-la horizontalmente para ter um reflexo da imagem (tipo espelho) ou manter o botão alt pressionado para virá-la verticalmente.

Pode recortar a imagem manualmente ou usar um botão para o fazer em modo automático. Ao recortar manualmente, vai acabar por se habituar a arrastar a imagem para baixo da borda. Mova o cursor para ver como a nova imagem fica. Se não gostar ou quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

4. Filtros

placeholder-1x1

Atualmente, nenhuma aplicação de edição de fotografia pode existir sem ter uma opção de filtros. Editar filtros é algo muito usado em redes sociais, sobretudo no Instagram.

Aqui tem oito opções de filtro: Mono, Tonal, Noir, Fade, Cromado, Processado, Transferência e Instantâneo. Não é possível ajustar a intensidade do filtro – uma funcionalidade da app do Instagram – mas pode escolher o filtro e depois fazer outros ajustes. Se não gostar ou se quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

5. Ajustes

placeholder-1x1

Esta funcionalidade permite ajustar a cor, preto e branco e a luz. Na cor, pode trabalhar os seguintes parâmetros: luminosidade, exposição, luzes fortes, sombras, brilho, contraste e ponto preto. Na luz pode editar o contraste, saturação e tom. No preto e branco pode ajustar a intensidade, neutros, granulado e o tom.

Todas estas opções têm uma barra que o ajuda a regular à sua medida. No lado direito tem o botão “adicionar”, onde pode acrescentar ainda mais ferramentas de ajuste de imagem. Se não gostar ou quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

6. Retoque

placeholder-1x1

Esta funcionalidade possibilita a remoção de elementos indesejados na fotografia. Pode ajustar o tamanho do cursor e clicar e arrastar para eliminar aquilo que pretende que saia da imagem. É como usar uma borracha digital para apagar o que está a mais.

Veja também: