Publicidade:

Como editar fotos no Mac de forma simples e prática

Quer saber como editar fotos no Mac? Não tem de instalar nenhum software. Usando a aplicação Fotografias tem acesso a várias ferramentas de edição.

Como editar fotos no Mac de forma simples e prática
Como editar fotos no Mac de forma fácil

Como editar fotos no Mac? Se tem um Mac e não quer instalar nenhum software para editar fotografias (que até pode ser pago), pode usar a aplicação “Fotografias”.

Esta app vai ajudá-lo em várias e diferentes funções: recortar fotos, apagar elementos, ajustar cor, brilho, saturação, etc. A aplicação tem imensas ferramentas e permite que volte à versão original da fotografia caso não goste das alterações.

Esta ferramenta de edição de fotografia é muito semelhante à do iPhone, sendo que esta versão tem mais funcionalidades.

Como editar fotos no Mac utilizando a app “Fotografias”

Abra a aplicação “Fotografias”. Escolha a fotografia que pretende editar e depois clique no botão “Editar fotografia”, que consiste num ícone com três pontinhos em cima de três linhas, no canto superior direito.

Foto

Depois de clicar, as ferramentas de edição mais importantes vão logo aparecer no lado direito. As opções são: melhorar, rodar, recortar, filtros, ajustar, retocar e corrigir olhos vermelhos (só funciona se tiver uma fotografia com pessoas ou animais).

Foto

1. Melhorar

Foto

Esta opção oferece melhorias automáticas com apenas um clique. É uma ferramenta muito útil, prática e rápida. Se não gostar, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito. Esta opção também está disponível em iOS.

2. Rodar

Foto

Esta funcionalidade roda uma fotografia 90 graus para a esquerda. Se mantiver o botão alt pressionado, pode rodar para a direita. Se não gostar ou quiser voltar à posição original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

3. Recortar

Foto

Esta ferramenta permite recortar a foto e mudar o seu aspeto. Pode também rodá-la horizontalmente para ter um reflexo da imagem (tipo espelho) ou manter o botão alt pressionado para virá-la verticalmente.

Pode recortar a imagem manualmente ou usar um botão para o fazer em modo automático. Ao recortar manualmente, vai acabar por se habituar a arrastar a imagem para baixo da borda. Mova o cursor para ver como a nova imagem fica. Se não gostar ou quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

4. Filtros

fotos

Atualmente, nenhuma aplicação de edição de fotografia pode existir sem ter uma opção de filtros. Editar filtros é algo muito usado em redes sociais, sobretudo no Instagram.

Aqui tem oito opções de filtro: Mono, Tonal, Noir, Fade, Cromado, Processado, Transferência e Instantâneo. Não é possível ajustar a intensidade do filtro – uma funcionalidade da app do Instagram – mas pode escolher o filtro e depois fazer outros ajustes. Se não gostar ou se quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

5. Ajustes

Foto

Esta funcionalidade permite ajustar a cor, preto e branco e a luz. Na cor, pode trabalhar os seguintes parâmetros: luminosidade, exposição, luzes fortes, sombras, brilho, contraste e ponto preto. Na luz pode editar o contraste, saturação e tom. No preto e branco pode ajustar a intensidade, neutros, granulado e o tom.

Todas estas opções têm uma barra que o ajuda a regular à sua medida. No lado direito tem o botão “adicionar”, onde pode acrescentar ainda mais ferramentas de ajuste de imagem. Se não gostar ou quiser voltar à foto original, pode clicar em “restabelecer original”, no canto superior direito.

6. Retoque

Foto

Esta funcionalidade possibilita a remoção de elementos indesejados na fotografia. Pode ajustar o tamanho do cursor e clicar e arrastar para eliminar aquilo que pretende que saia da imagem. É como usar uma borracha digital para apagar o que está a mais.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.