Como elaborar uma proposta comercial

Saiba como elaborar uma proposta comercial. Dicas para elaborar uma proposta comercial eficiente.

Como elaborar uma proposta comercial
Saiba como apresentar um proposta convincente e ganhadora.

Uma proposta comercial é um relatório utilizado pelas empresas ou vendedores para apresentar determinado serviço ou produto aos seus (potenciais) clientes, ou seja, ao público-alvo. A proposta comercial pretende, essencialmente e entre outros aspetos, descrever o que a empresa tem para oferecer (serviço ou produto) e quais os benefícios do comprador, isto é, de que forma os seus serviços ou produtos servem melhor o potencial cliente, como este pode comprar, valores e forma de pagamento. Saiba como elaborar uma proposta comercial.
 

Proposta comercial: como elaborar passo a passo

1. Se a empresa não tem uma capa ou pasta personalizada para colocar a proposta comercial, elabore uma capa estilizada para o efeito. A capa deve ter boa apresentação e conter o nome do projeto para uma melhor organização;

2. Objetivo/introdução. O primeiro item deverá ser um resumo do objetivo da proposta, ou seja, o que quer vender e de que forma resolverá o problema do potencial cliente (benefícios). Seja sucinto, convincente e claro;

3. Descreva a metodologia utilizada para atingir o objetivo, seguido da descrição detalhada de quais são as características deste produto/serviço;

4. Elabore um cronograma detalhando os prazos de entrega de tudo o que foi assumido anteriormente (poderá definir uma margem de erro aceitável como salvaguarda);

5. Valores e formas de pagamento. Indique o preço para a execução do serviço ou da entrega do produto, bem como os prazos de pagamento;

6. Defina igualmente as responsabilidades do cliente (se aplicável) que possam interferir na viabilidade do projecto;

7. Indique a validade da proposta comercial. É importante que defina um espaço temporal (prazo) para a aceitação da proposta comercial por parte do cliente;

8. Eventuais anexos. Por exemplo, informação adicional sobre o serviço ou produto, informações sobre a empresa (este aspeto pode igualmente ser incluído no corpo da proposta), gráficos, imagens, plantas, etc.

 

Dicas

  • Quanto maiores forem os valores envolvidos, maior deve ser o detalhe da proposta;
  • Não oculte informação relevante e seja claro e conciso;
  • Seja criativo e apresente fatores de diferenciação;
  • Os textos, bem como a proposta no seu todo, não devem ser demasiado extensos.


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