Guia de Poupança: Receba no seu email GRÁTIS!

O E-book que lhe mostra como começar a poupar agora.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Como eliminar gastos desnecessários

Há dinheiro a sair do seu bolso sem qualquer necessidade, saiba como eliminar gastos desnecessários para preservar este dinheiro

Como eliminar gastos desnecessários
Tanto em casa como fora dela há algo a fazer

Temos dinheiro a sair-nos do bolso a toda a hora, muitas vezes sem nos apercebermos que tal está a acontecer. É preciso ver como podemos eliminar gastos desnecessários, para que possamos utilizar o dinheiro em algo realmente útil, em vez de o deixarmos ir embora como se tivéssemos os bolsos rotos.
 

5 formas de cortar onde não precisa de gastar

 

1. Poupe em casa

Existem várias formas de eliminar gastos desnecessários em casa. Podemos poupar na água, na energia e até na comida, desde que esta seja bem gerida e que nunca se deixe estragar nada. Pequenos gestos como tirar a ficha da tomada e fechar a água ao lavar os dentes permitem-nos poupar quase sem nos apercebermos que o estamos a fazer.

Vale a pena perder algum tempo a aprender tudo o que pode fazer para poupar dinheiro em casa. Existem tantas opções que, mesmo poupando pouco com cada uma, vai ver as contas reduzirem significativamente ao final do mês. 

 

2. Pague com dinheiro

Às vezes gostamos de gastar dinheiro num pequeno capricho, algo desnecessário que nos apetece por breves momentos – o suficiente para ser um gasto desnecessário. Se  deixar de usar o cartão e começar a pagar em dinheiro, vai sentir o valor do mesmo antes de ceder à tentação e, ao sentir a dor do dinheiro a ir embora, vai acabar por poupar em gastos desnecessários. Afinal, o dinheiro vem do esforço, não cresce nas árvores.

 

3. Faça sempre uma lista de compras

Não vá ao supermercado despreparado, senão acaba por comprar coisas de que não precisa. Antes de lá ir perca algum tempo a fazer uma lista de compras com aquilo que precisa e que pode comprar sem gastar demasiado dinheiro. Depois, é só levar a lista de comprar e segui-la como se fosse a lei.

 

4. Planeie as refeições

Quem trabalha o dia todo é tentado a almoçar no restaurante, onde a comida apesar de boa acaba por ser mais cara do que a que faz em casa. Por vezes, quando temos fome, também acabamos por comer qualquer coisa num café, onde pagamos mais do que gostaríamos.

Ao planear as suas refeições pode eliminar gastos desnecessários como estes, pois vai ter sempre o que comer quando está fora de casa. Certifique-se que vai comer de três em três horas, e que tem uma alimentação saudável.

 

5. Não compre pela marca

Há pessoas que dão muita importância à marca, porque viram anúncios da mesma e acharam que a oferta era incrível. Todos sabemos que um anúncio pode ser encantador, mas é importante saber escolher o que tem melhor relação qualidade preço

Estejamos nós a olhar para comida, roupa, ou perfumes, é importante saber que a marca nem sempre é sinónimo da mais alta qualidade, e que muitas vezes podemos eliminar gastos desnecessários e ter qualidade igual a menos de metade do preço, tudo porque escolhemos não ir pela marca.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: