Como encontrar emprego na internet: vantagens e garantias

Hoje em dia, é raro pensar em procurar trabalho nos jornais. Emprego online parece uma garantia. Será que é assim? Saiba como encontrar emprego na internet.

Como encontrar emprego na internet: vantagens e garantias
Procurar emprego online traz inúmeras vantagens

Quando lhe falam em procurar trabalho nos jornais, dá por si a pensar naquelas imagens de filmes e séries dos anos 90 em que se rodeavam anúncios com marcadores? Essa realidade já parece tão longínqua, visto que procurar e encontrar trabalho online é a norma. Mas, afinal, como encontrar emprego na internet?

A rapidez, eficiência, triagem, capacidade de partilha de documentos e dados, são algumas das grandes vantagens mais destacadas por empregadores. Foi realmente a poupança de tempo que forçou todos os negócios e empresas a migrar para a internet para recrutar, tal como os candidatos para procurar.

Com o passar dos anos, é certo que esta vantagem trouxe também alguns dissabores. Contudo, a facilidade dada pela Internet na procura de emprego é maioritariamente positiva: a internet deu a possibilidade de encontrar e também criou postos de trabalho.

Como encontrar emprego na Internet: dificuldades e garantias

como encontrar emprego na internet

Um problema que foi apontado com o advento do fenómeno de encontrar emprego na internet foi o facto de se ir tornando, aos poucos, um processo cada vez mais impessoal. Sem contacto pessoal ou telefónico, parecia perder-se uma primeira impressão – factor que, para muitos empregadores, é fundamental.

Esta situação é, também, desvantajosa para muitos candidatos, que são apenas mais um número entre tantas candidaturas. Passamos a estar diante do verdadeiro “sete cães a um osso”. Daí a necessidade de se criarem currículos mais personalizados e formas de quebrar a barreira inicial, mostrando alguma personalidade através do teclado.

Alguns motores de busca de emprego prezam, por isto, as redes sociais profissionais – sobretudo o LinkedIn -, na tentativa de se ultrapassar barreiras entre recrutadores e candidatos. Cada vez mais, é possível personalizar a busca de emprego e encurtar a distância entre todos os recursos humanos disponíveis.

Como encontrar emprego na Internet? Dicas gerais

Existem plataformas que já são clássicas para encontrar emprego na internet. Muitas delas, hoje em dia, têm já aplicações para smartphone, que lhe permitem criar alertas e notificações de novas ofertas, especificando mesmo empresas ou localizações.

Algumas dicas:

  • não se fique por uma só plataforma, mas crie um sistema para não se perder nas muitas possibilidades disponíveis. Por exemplo, consulte um grupo de 5 ou 6, sempre pela mesma ordem;
  • registe-se nas plataformas e mantenha os currículos atualizados;
  • defina algumas palavras-chave para ajudar na pesquisa e, assim, evitar uma quantidade muito grande e desnecessária de informação.

Praticamente todos os sites permitem um registo gratuito e a grande vantagem é que pode procurar emprego esteja onde estiver, desde que tenha acesso à internet.

Sugestões de sites de emprego

Como encontrar emprego na internet: trabalhadores independentes

Se trabalhar por conta própria ou se for freelancer, deixamos-lhe algumas sugestões de sites, nacionais e internacionais, para procurar clientes e novos projetos.

Procurar emprego no estrangeiro

Se o seu objectivo é encontrar emprego no estrangeiro, saiba que também a internet lhe oferece um mundo de possibilidades que em muito irão facilitar a vida.

Hoje em dia já é possível aceder às ofertas de emprego em todo o mundo através de um simples click. Esta evolução veio permitir uma mobilidade crucial, uma vez que já não é preciso deslocar-se ao país respectivo para procurar emprego.

Entrevistas de emprego à distância

Seja para encontrar emprego em Portugal ou no estrangeiro, a internet também possibilita através de alguns programas, como por exemplo o Skype, fazer entrevistas de emprego sem serem presenciais. Através de uma câmara ou de um microfone, é possível poupar tempo e dinheiro, sendo na mesma possível recrutar pessoas, mesmo à distância.

5 vantagens da internet

1. O registo é gratuito em quase todos os sites;
2. A procura de ofertas também é gratuita;
3. Pode encontrar emprego estando em qualquer lugar e utilizando qualquer plataforma, bastando para isso ter acesso à internet;
4. Não existe qualquer limite para a oferta e procura de emprego, o que simplifica o processo;
5. É mais fácil e rápido de encontrar uma oferta para a sua área, uma vez que a procura é segmentada;

Saiba que a grande maioria das empresas prefere colocar as suas ofertas em plataformas na internet? Desta forma, existe a garantia de que é mais fácil encontrar candidatos para preencher os lugares disponíveis. Preparado para encontrar um novo trabalho?

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.