Como encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal?

O mundo do empreendedorismo é um mundo onde a pressão por ser o melhor e dar mais do 100% é parte do dia-a-dia. No entanto, por vezes é inevitável deixar que o ambiente de stress invada a nossa vida pessoal.

Como encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal?
Como definir o limite entre trabalho e lazer e esquecer as preocupações
  • Não subestime a sua equipa de trabalho e aprenda a delegar

1. Comprometa-se a fazer as coisas que gosta

É claro que isto parece fácil na teoria mas na prática não é assim tão simples e no fim, as desculpas da falta de tempo, dos compromissos de última hora e das pessoas que dependem de si sempre acabam por pesar mais. Por isso, porque não encontrar uma maneira de se forçar a cumprir com este compromisso? Em lugar de apenas dizer que quer viajar, faça de uma vez as reservas; em vez de dizer que gostava de fazer mais exercício, inscreva-se num grupo de treino. Desta maneira não vai poder dizer que não às coisas que realmente gosta e quer fazer.


2. Aprenda a delegar

No caminho para tornar-se o melhor, é frequente sentir que tem de fazer tudo e que se não for assim as coisas não vão dar certo. As pessoas que o rodeiam e que trabalham consigo são a sua equipa, por isso não deve subestimá-los. Confie em que cada pessoa tem um talento específico e que mesmo sem estar presente, o trabalho vai ser feito. 


3. Saia do escritório

Aprender a delegar é útil para que possa dedicar-se a outras áreas mais importantes e, por sua vez, para que possa sair do escritório sem ter de se preocupar com os resultados. Pode ser para uma pequena pausa ou até pode tirar uns dias e trabalhar à distância. 


4. Desligue

Uma das razões pelas quais é difícil gerir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é o facto de nunca desligar, mesmo quando sai do escritório. Adquira o hábito de esquecer o telemóvel e o email do trabalho assim que sair do mesmo. Se isto o deixar mais tranquilo, defina um meio de comunicação de emergência para que a sua equipa possa contactá-lo se for mesmo necessário. 


5. Dê prioridade aos seus objetivos pessoais

A vida e o caminho para o sucesso são feitos de objetivos. Da mesma maneira que a empresa onde trabalha tem objetivos para cumprir, deve tentar fazer o mesmo com a sua vida pessoal. Sempre quis escrever um livro? Não esqueça esta ideia. Sempre quis correr uma maratona? Dê a mesma prioridade a este sonho como dá aos resultados da empresa.


6. Aplique os princípios de sucesso nos negócios à sua vida pessoal

Se tem sucesso na vida laboral, porque não aplicar os mesmos princípios que tiveram sucesso na sua vida pessoal? É possível que nem todos funcionem da mesma maneira, mas no que toca a gestão e tempo e motivação, alguns segredos podem ajudá-lo a manter o equilíbrio a nível familiar da mesma maneira que o faz com o trabalho.


Veja também: