Como encontrar o melhor crédito pessoal?

As prestações baixas nem sempre são sinónimo do melhor crédito pessoal.

Como encontrar o melhor crédito pessoal?
Dicas para encontrar o melhor crédito pessoal para as suas necessidades

Antes de optar pela contratação de um crédito pessoal existem alguns factores que deverão ser analisados para determinar quais as condições oferecidas pelos bancos, ou empresas de crédito, que lhe apresentam mais vantagens.

 

Ao escolher um crédito pessoal considere os seguintes factores:

• Os custos de abertura. A abertura de um processo de crédito pessoal implica alguns custos, os quais nem sempre são mencionados antes de iniciar todo o processo. Ora, em empréstimos pessoais de valores baixos, os custos relativos à abertura do processo poderão pesar significativamente no valor total do empréstimo. A falta de informação dos bancos é vista como uma estratégia das instituições de crédito para contornarem o baixo valor da taxa de juro aplicada e recuperar algum dinheiro. Para que não tenha surpresas, exija que venha discriminado na simulação do pedido de crédito, qual o valor do custo de abertura do crédito pessoal.

• A Taxa Anual Efectiva Global (TAEG). Num pedido de crédito pessoal deve preocupar-se, antes de mais, com a taxa de juro aplicada. Basear-se apenas no valor das prestações é um erro, pois as empresas de crédito rápido geralmente conseguem oferecer prestações muito baixas, mas ao mesmo tempo os prazo de pagamentos são normalmente esticados para longos períodos. Assim, pagará pouco por mês, mas se fizer conta aos juros aplicados durante muito anos não lhe trará grandes vantagens.

Subscrever outros produtos financeiros. Através da subscrição de outros produtos os bancos conseguem propor taxas de juro mais apelativas. No entanto, informe-se se o crédito pessoal inclui algum seguro e se esta já está incluído na prestação e não se deixe influenciar pela excelente taxa de juro apresentada, pois acabará por pagar o valor do crédito num outro produto contratado.

• Penalizações por amortizações parciais. Antes de assinar o contrato de crédito pessoal convém saber se a amortização antecipada do empréstimo implica alguma penalização, ou mesmo se é possível fazê-lo em qualquer altura.


Onde obter um crédito pessoal

Entre bancos tradicionais, financeiras e instituições de crédito, não faltam opções para conseguir um crédito com as taxas mais baixas e nas melhores condições. Estas são algumas das nossas sugestões:


Veja ainda as nossas dicas para conseguir um crédito pessoal mais barato.


Conselhos úteis: