Como encontrar um seguro automóvel mais barato

Um seguro automóvel mais barato para a sua viatura pode estar à distância de apenas alguns cliques.

Como encontrar um seguro automóvel mais barato
Procure hoje mesmo um seguro automóvel mais económico

Encontrar o seguro automóvel mais barato do mercado é como encontrar uma agulha num palheiro. A vasta oferta de seguros do ramo auto e as múltiplas possibilidades resultantes das características dos veículos e dos seus condutores tornam muito difícil a tarefa de apontar e classificar um determinado seguro como sendo o mais barato do mercado.

De igual forma, o seguro que aparenta ser o mais acessível hoje, amanhã pode muito bem deixar de o ser, pois as seguradoras reformam as suas tarifas constantemente.


Aqui pode poupar até 250€/ano no seu seguro automóvel!

Porém, é sempre possível, e até com bastante facilidade, encontrar um seguro automóvel mais barato do que o atual, ou pesquisar por um seguro de baixo preço, no caso de procurar o seu primeiro seguro auto. Para tal, o segurado deve ter em atenção alguns fatores.

O que fazer para contratar um seguro automóvel barato? 

  • Deve começar por fazer uma lista das diversas seguradoras existentes, desenhando uma tabela de comparação de preços e de coberturas oferecidas por estas, para no final conseguir comparar e descobrir qual é afinal o seguro automóvel mais económico e indicado para si.
  • Depois da estratégia montada, está na hora de passar ao ataque. Faça várias simulações de seguros auto, preenchendo a tabela aos poucos com os dados que vai reunindo. 
  • Telefone à linha de apoio se tiver dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos. A desinformação pode levar a custos extras evitáveis.
  • Escolha um plano de coberturas sem demasiadas proteções, apenas o que considerar essencial. 
  • Consulte o seu banco, pois este pode oferecer condições e descontos especiais.
  • Se possuir mais do que um veículo, pense abrangê-los a todos na mesma seguradora, para ter direito a um preço especial.
  • Visite um mediador de seguros, que pode oferecer descontos consideráveis.
  • Verifique se pode desfrutar de alguma condição vantajosa por ser sócio ou associado de algum clube ou marca, como por exemplo o Automóvel Club de Portugal.
  • Coloque o seguro automóvel no nome de um familiar, se tiver poucos anos de carta ou sofrido algum acidente.
  • Pague o prémio de uma só vez, para o valor deste ser menor.
  • Se já tem um seguro automóvel e nunca teve nenhum acidente, ou se já tem a carta de condução há alguns anos, relembre esses factos à sua seguradora para negociar um seguro automóvel mais barato. Pode argumentar que tem uma proposta mais atrativa por parte da concorrência.
  • Pode mudar de seguradora na data de renovação, cancelar o seu seguro com 30 dias de antecedência, ou optar por não pagar o prémio na data-limite. 
 

Porque varia o preço do seguro?

São vários os factores que podem fazer variar o preço do seguro para o seu automóvel, isto porque cada seguradora pode valorizar diferentes aspectos para calcular o preço final. Apresentamos alguns deles.

 

1. Idade e experiência

Logo à partida, a idade e a experiência do condutor têm um peso elevado: um condutor com mais de 40 anos e encartado há mais tempo, logo mais experiente, acarreta menos riscos para a seguradora do que um jovem recém encartado de apenas 18 ou 20 anos.

 

2. Histórico

O histórico de um condutor é outro factor a considerar. Regra geral,  o preço do seu seguro vai aumentar se tiver estado envolvido em vários sinistros em que a responsabilidade seja sua. Pelo contrário, o preço vai diminuir se tiver um histórico de acidentes limpo ao longo de vários anos.

 

3. Área de residência

A área de residência também é um factor a considerar: condutores residentes em áreas urbanas, com mais trânsito e por consequência, mais sinistralidade, podem ter um preço de seguro mais elevado do que um condutor de uma zona rural. Assim, se residir em Lisboa ou no Porto, o seu seguro poderá ser mais caro do que o de um condutor de uma área rural da Guarda ou Vila Real.

 

4. Franquia

Por fim, a franquia do seguro automóvel. A franquia  é o valor assegurado pelo tomador de seguro em caso de acidente. Se subscrever um seguro com franquia incluída, o custo prémio anual será inferior. Tenha ainda em atenção que em caso de acidente, o valor da indemnização a pago pela sua seguradora, será tanto menor quanto maior for a percentagem da franquia segurada.

 

Os seguros auto mais baratos de 2014

Realizámos um estudo comparativo das ofertas das diferentes seguradoras a operar no mercado nacional. Em Abril de 2014, focámo-nos nas seguradoras low cost. Poderá consultar aqui as nossas conclusões em detalhe.
 
Em jeito de resumo, os resultados para o referido mês foram estes:
 

Seguros automóvel low cost

Os seguros automóvel low cost apareceram no mercado em força e com o objectivo de disponibilizar aos condutores um seguro de qualidade a preços mais competitivos. Se procura um seguro automóvel barato, considere estas opções:

 

Veja também: