Publicidade:

Saiba como encontrar um seguro automóvel mais barato

Saiba o essencial sobre um seguro automóvel mais barato, com cobertura que vai de encontro ao que pretende. Analise a informação e faça a escolha certa.

Saiba como encontrar um seguro automóvel mais barato
Conheça a informação mais relevante sobre este tema

Encontrar o seguro automóvel mais barato do mercado pode parecer uma tarefa difícil, no meio de tantas ofertas à sua disposição. Na verdade, o facto de um seguro depender muito do ramo automóvel e das várias características que dizem respeito a diferentes veículos e aos seus condutores dificulta a classificação de determinado seguro como o mais barato de todos.

Para tornar esta classificação ainda mais difícil, as seguradoras modificam constantemente as suas tarifas. Desta forma, o seguro que hoje aparenta ser o mais acessível, amanhã pode muito bem deixar de o ser.

Ainda assim, é (muito provavelmente) possível encontrar um seguro automóvel mais barato do que o seu, assim como pesquisar por um seguro de baixo preço, no caso de ser o seu primeiro seguro automóvel.

7 dicas para conseguir um seguro automóvel mais barato


1. Faça uma lista de diversas seguradoras existentes

Após ter a lista concluída, elabore uma tabela de comparação de preços e de coberturas oferecidas pelas diversas seguradoras, para no final conseguir comparar e descobrir qual é afinal o seguro automóvel mais económico e indicado para si.

2. Faça simulações de seguros

Depois da estratégia montada, faça várias simulações de seguros automóveis, preenchendo a sua tabela com os dados que vai reunindo, o que tornará mais fácil a comparação das ofertas do mercado.

3. Consulte a linha de apoio de cada seguro

Telefone à linha de apoio se tiver dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos. A desinformação pode levar a custos extra evitáveis. Paralelamente, pode visitar um mediador de seguros, que pode oferecer outros descontos.

4. Escolha um plano de coberturas sem demasiadas proteções

Selecione as proteções que considerar essenciais, de acordo também com o que pode pagar.

5. Conheça determinadas condições vantajosas

Se possuir mais do que um veículo, pense abrangê-los a todos na mesma seguradora, para ter direito a um preço especial. Verifique se pode desfrutar de alguma condição vantajosa por ser sócio ou associado de algum clube ou marca, como por exemplo o Automóvel Clube de Portugal. Pode ainda consultar o seu banco, pois este pode oferecer condições e descontos especiais.

6. Esteja atento às promoções

As seguradoras apostam muitas vezes em Seguros Automóveis mais baixos, para conseguirem aumentar a sua quota de mercado. Assim, optam por assumir uma menor margem de lucro e correr mais riscos, beneficiando os clientes interessados. Esteja atento aos anúncios na televisão!

7. Depois de escolher a seguradora, negoceie o prémio de seguro

Depois de escolher uma seguradora, negoceie um prémio de seguro automóvel ainda mais baixo do que foi previsto. Se contratar mais do que uma apólice, pode ter direito a descontos e promoções. Se tiver poucos anos de carta ou sofrido algum acidente, pode ainda colocar o seguro automóvel no nome de um familiar.

O que pode fazer variar o preço do seguro automóvel?


1. Idade e experiência

De facto, a idade e a experiência do condutor têm um peso considerável no preço do seguro automóvel: um condutor com mais de 40 anos e encartado há mais tempo, logo mais experiente, acarreta menos riscos para a seguradora do que um jovem recém-encartado, de apenas 18 ou 20 anos.

2. Histórico do condutor

Este é outro fator a considerar. Regra geral, o preço do seu seguro vai aumentar se tiver estado envolvido em vários sinistros cuja responsabilidade seja sua. Pelo contrário, o preço vai diminuir se tiver um histórico de acidentes limpo ao longo de vários anos.

3. Área de residência

Este é também é um factor a considerar quando se pensa num seguro automóvel mais barato. Na verdade, condutores residentes em áreas urbanas, com mais trânsito e, por consequência, com mais sinistralidade, podem ter um preço de seguro mais elevado do que um condutor de uma zona rural.

4. Franquia

Por fim, é considerada a franquia do seguro automóvel, ou seja, o valor assegurado pelo tomador de seguro, em caso de acidente. Se subscrever um seguro com franquia incluída, o custo prémio anual será inferior. Tenha ainda em atenção que, em caso de acidente, o valor da indemnização pago pela sua seguradora será tanto menor quanto maior for a percentagem da franquia segurada.

acidente automovel

As seguradoras low cost com as melhores ofertas


Há algum tempo, apareceram no mercado as chamadas seguradoras low cost. São companhias de seguros que privilegiam o contacto com os seus clientes, através do telefone e/ou da Internet. Estas seguradoras poupam muito, porque não têm local físico para receber os seus clientes e, dessa forma, podem oferecer seguros mais baratos.

É o caso da Ok! TeleSegurosLogo SegurosNSegurosSeguro Directo e Seguro Continente, seguradoras que, em princípio, têm uma tarifa automóvel que pode proporcionar um seguro automóvel mais barato do que outras seguradoras tradicionais.

Veja também: 

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.

Também lhe pode interessar: