A velhice é, de facto, uma altura de mudanças significativas, mas o novo ciclo da vida não pode ser visto como sinónimo de descontinuidade. Os idosos de hoje já não são os mesmos de outros tempos e o novo perfil pede mudanças no olhar da sociedade.
Com os diversos cursos, o turismo, a Universidade Sénior e todo um mercado voltado para o sector, existe uma necessidade de aperfeiçoar conhecimentos – e, por que não, fazê-lo através da aprendizagem de uma nova língua?
Hoje não faltam opções de ensino para a idade avançada e este é um passo importante para integrar pessoas, quebrar paradigmas educacionais e ter em conta o problema global do envelhecimento da população. Reunimos neste artigo as melhores dicas para ajudar os professores na tarefa de levar o idioma mais importante ainda mais longe. Quer saber como ensinar inglês a seniores? Tome nota das nossas sugestões.
Porquê ensinar inglês a seniores?
A aprendizagem deve ser um ato contínuo e traz saúde – talvez estas sejam algumas das principais razões para envelhecer bem através da motivação do cérebro. Aprender a língua inglesa pode ser um grande incentivo na terceira idade, levando a usufruir de uma atividade estimulante e realmente útil.
Aprender um novo idioma vai ajudar a manter a saúde mental e emocional, oferecer segurança, estimular para os contextos sociais e culturais e contribuir para dar uma força à memória.
O professor
Ensinar inglês a seniores pode ser desafiante. Implica mudanças nos métodos, alterações nos livros e exige que o professor assuma uma postura diferenciada, fazendo uso de métodos adaptados e motivadores, e de ferramentas que aproximem o público desta idade. O tutor, neste caso, tem um papel fundamental no processo e na continuidade do interesse do aluno. Ele é a personagem facilitadora de todo o caminho da aprendizagem.
10 dicas para ensinar inglês a seniores
1. Ofereça o “novo”
Tenha em consideração que os idosos querem algo diferente daquilo que viveram nos tempos de escola – ofereça novidades, temáticas atuais, ferramentas modernas, vídeos ou música, por exemplo.
2. Privilegie o contacto social e a interação em sala de aula
Não fique pela gramática. Decorar regras deve ser uma atividade executada com cuidado, a fim de não desmotivar o aluno da terceira idade.
3. Seja um professor solidário
Pesquisas mostram que a afetividade é fundamental para o processo de aprendizagem do público sénior. A sala de aula deve ser um ambiente acolhedor, onde as necessidades são compreendidas e os problemas dão lugar à criação de novos laços.
4. A pronúncia pode ser um problema
Não deixe que este dissabor afete os alunos. Lembre-se de que as novidades e semelhanças fonéticas podem “desorientar” o aluno idoso, retirando a base de segurança que a língua materna oferece. Para além disso, os músculos e nervos que formam o aparelho fonológico perdem a flexibilidade com o passar dos anos. Não seja rígido neste requisito, mas estimule sempre – e cada vez mais.
5. A memória já não é a mesma?
Então ofereça ferramentas para fortalecer esta capacidade. Que tal jogos de memorização, flash cards ou música para incentivar os alunos? Para além de ajudar a aprender inglês, as técnicas podem ser usadas para melhorar a vida de cada um nos contextos fora da sala de aula.
6. Ofereça interatividade no ensino
Esqueça a ideia de que o idoso é um aluno passivo. Ele não vai gostar de sentar-se numa cadeira para passar horas da sua vida a levar com teoria. “Agite” as aulas com informações didáticas, lúdicas e estimulantes.
7. Respeite os limites
Aprenda a lidar com o ritmo dos seniores e entenda que o nível da aprendizagem é diferente.
8. Estimule os elogios
Os alunos da terceira idade são irónicos com eles próprios – e com os outros -, mas este não é um traço de indisciplina. É comum que os seniores assimilem a imagem que a sociedade tem deles e desenvolvam uma postura autocrítica.
9. Valorize a formação de pequenos grupos de estudos
Os idosos têm grande tendência para partilhar e criar conversas paralelas, utilizando para isso a língua materna – o que vai dificultar a aprendizagem do inglês.
10. Gramática? Sim, mas com leveza
Por último, e não menos importante, lembre-se: a gramática é essencial, mas na hora de ensinar ao público sénior, dê prioridade à “gramática de uso”.
Pronto para ensinar inglês aos jovens com mais de 55 anos?
Desejamos aulas excelentes.
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