Como escolher a máquina de lavar loiça

A máquina de lavar loiça é um eletrodoméstico essencial para a grande maioria dos portugueses. Antes de adquirir a sua, saiba que aspetos deve ter em atenção.

Como escolher a máquina de lavar loiça
Já não conseguimos viver sem ela!

Há um consenso comum a quem trata da lida da casa: lavar a loiça à mão é particularmente aborrecido. Felizmente, hoje em dia já é possível comprar uma máquina de lavar loiça a um ótimo preço, no entanto há outras particularidades que deve ter em atenção na escolha deste aparelho.
 

Os 5 pontos-chave para fazer a melhor compra

 

1. Espaço e dimensões

O primeiro passo para a escolha da sua máquina tem a ver com o tamanho disponível para a mesma e com a quantidade de loiça que costuma lavar. Se a sua família é numerosa, deverá escolher um aparelho com cerca de 60 cms de largura e lugar para 12 pratos. Se, pelo contrário, o agregado familiar é composto por duas pessoas, 45 cms de largura e 9 lugares para pratos serão mais que o suficiente.
 

2. Modo de instalação

Se já verificou as dimensões pretendidas e o espaço disponível, é altura de decidir qual a opção mais acertada no que concerne ao modo de instalação: encastre, instalação livre ou compacta. O encastre permite integrar a máquina no mobilário da cozinha e é, normalmente, o método mais caro.
 
As máquinas de instalação livre são as mais vendidas no mercado e podem ser instaladas em qualquer lugar desde que exista canalização própria para o efeito, o que, para quem precisa de acomodar o aparelho numa marquise, por exemplo, se torna bastante conveniente. Estes aparelhos são, por norma, brancos, mas poderá escolher um modelo em inox, contando que sairá um pouco mais caro.
 
Por último, existem ainda modelos compactos que podem ser colocados em cima de uma bancada. Embora atinjam metade da altura padrão (que é de cerca de 85 cms), a sua capacidade é de apenas 4 a 6 conjuntos de loiça por lavagem.
 

3. Consumos e capacidade energética

Tal como na escolha de uma máquina de lavar roupa, também no que diz respeito à máquina de lavar loiça a informação sobre consumos e capacidade energética não deve ser descurada. Existem 7 classes de eficiência energética oficiais: a D é a menos eficiente e A+++ a mais eficiente e poupada. Os equipamentos com melhor classe energética são mais caros que os de classes energéticas inferiores, mas apresentam consumos anuais mais baixos. A melhor escolha recai, então, sobre aparelhos que apresentam uma classificação AAA no que concerne à eficiência energética, de lavagem e de centrifugação. 
 
Quando for comprar a sua máquina de lavar, observe com atenção a etiqueta energética, que inclui informação sobre o consumo de energia em quilowatts/hora, os níveis de consumo de água (quantidade de água consumida em litros/ano, considerando o número anual de 280 ciclos de lavagem) ou o nível de ruído (em decibéis, durante a lavagem). Já existem, no mercado, máquinas que consomem apenas 9 a 10 litros de água por lavagem, o que se traduz numa grande poupança mensal
 

4. Funções

Tenha especial atenção às funções oferecidas por determinado aparelho. Podendo ter a ver com poupança, conveniência ou segurança, a verdade é que algumas são bastante úteis e deve considerá-las ao fazer a sua compra:
 
  • Carga variável. Embora a lavagem da loiça deva ser feita com a carga completa, já é possível, em alguns modelos, ajustar o consumo de água à quantidade de loiça a lavar. 

  • Opção eco-sensor. Este é um dos melhores extras que pode encontrar numa máquina se quiser poupar ainda mais água. O sensor verifica a quantidade de sujidade da loiça e, caso esta não esteja muito suja, aproveita a água utilizada na pré-lavagem para a fase da lavagem.

  • Programação em diferido. No caso de possuir uma tarifa bi-horária ou tri-horária, esta funcionalidade vai permitir-lhe poupar mais energia. O arranque programável torna possível iniciar um ciclo de lavagem à noite ou durante o fim de semana, à hora que lhe for mais conveniente.

  • Anti-fugas total e Aqua Stop.  Estas são funções de segurança. Na primeira, a água e a energia são cortadas caso seja detetada água no fundo do equipamento. Quanto ao sistema Aqua Stop, este impede, em caso de avaria, a entrada de água na máquina.
 

5. Antes de comprar, compare!

Antes de fazer a aquisição de qualquer eletrodoméstico, é importante comparar valores. As discrepâncias de preço no mesmo modelo em duas lojas diferentes podem chegar aos 50%, por isso perca algum tempo a pesquisar a melhor alternativa não descurando nenhum dos fatores referidos acima, reduza a sua seleção a alguns aparelhos e descubra, finalmente, onde pode fazer a compra mais acertada para a sua carteira. 
 
Veja também: