AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escolher a melhor escola para o seu filho?

Está indeciso quanto à melhor escola para o seu filho? Não sabe por onde começar? Conheça as nossas dicas para o ajudar a avaliar.

Como escolher a melhor escola para o seu filho?
8 Dicas para o ajudar a escolher.

Quando chega a altura de escolher a melhor escola para o seu filho, há várias questões que tem que considerar. Para não lhe escapar nada na visita, leve uma lista na qual tenha anotado os critérios que são mais importantes para a sua avaliação. São os professores? A qualidade das infraestruturas? A variedade de atividades extracurriculares? O horário? Definidos os seus critérios, enumere as escolas a consultar e comece a fazer perguntas. É importante conversar com pais que tenham os filhos nessas escolas. Mas não só! Conheça outras dicas para o ajudar nesta análise.
 

1. Logística

Se a escola for perto de casa dos avós ou do seu emprego será o ideal. Além de facilitar as deslocações, diminuindo o tempo de viagem e evitando as complicações de trânsito, terá sempre alguém perto das crianças para o que for necessário.
 

2. Segurança

Procure saber como é feito o controlo da entrada e saída dos alunos ou de pessoas estranhas à escola, assim como quanto à recolha das crianças no final das aulas. Informe-se se existem esquadras da polícia por perto ou se está abrangida pelo programa “Escola Segura”.
 

3. Instalações, equipamentos e espaços verdes

Procure uma escola ampla, com bom isolamento térmico e acústico, luminosa, limpa e com bastante espaço verde. Confirme se o material está em bom estado e se dispõem de todas as condições necessárias. Por exemplo: têm fotocopiadora, aquecimento, ventilação? Ou serão precisas novas cadeiras ou fitas para isolar portas e janelas? Mas que este ponto não o prenda! Já sabe: envolva-se na Associação de Pais e  ajude como puder.
 

4. Atividades extracurriculares

Tente não sobrecarregar o seu filho com extras (as crianças também precisam brincar ou, simplesmente, não fazer nada!), contudo, uma escola que ofereça aulas de música ou de línguas, educação física, informática, aulas de ballet, de teatro ou de xadrez, merece receber mais uns pontos na sua avaliação. Dependendo da sua escolha, estará a ajudar o seu filho a adquirir outras competências como o raciocínio lógico, a melhorar a sua capacidade de concentração ou de comunicação, a postura, o equilíbrio ou a resistência física.
 

5. Orçamento

Se considera colocar o seu filho numa escola privada, faça bem as contas! Além da mensalidade, poderá ter que acrescentar ao seu orçamento gastos com uniforme, alimentação, atividades extracurriculares, horário prolongado, visitas de estudo, etc. Procure informar-se de todos os extras que podem pesar no seu bolso.
 

6. Alimentação

Uma alimentação cuidada é a base para uma vida longa e saudável e é de pequenino que devem adquirir bons hábitos. Visite a cantina e conheça o tipo de ementa, assim como a proveniência dos produtos e cuidados de higiene.
 

7. Corpo docente e auxiliares

Conheça e informe-se sobre as pessoas que vão formar e lidar diariamente com o seu filho. Qual a sua formação, como se relacionam com os alunos (com todos! não, apenas, com os bons alunos), como se relacionam com os pais e colegas, se são apaixonados pelo que fazem, como motivam os alunos, quais os critérios de avaliação, etc.
 

8. Pesquise

Peça referências a outros pais. Pode fazê-lo aguardando na saída da escola, no final das aulas ou, mesmo, online. Numa pesquisa rápida, seja em fóruns, blogues ou grupos no Facebook, não faltam páginas onde pode conversar, partilhar informação, receber feedback ou esclarecer dúvidas com outros pais sobre as suas preocupações quanto a determinada escola ou sobre a educação do seu filho em geral.
 
Lembre-se: o seu instinto é fundamental! Se o seu filho estiver feliz, entusiasmado e com boas notas é sinal que é a melhor escola para ele. Caso contrário, antes de fazer mudanças drásticas, tenha uma conversa com o seu filho e professores para perceber o que pode estar a correr menos bem.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
 
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
 
Veja também: