AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escolher a mochila escolar

Na hora de escolher a mochila escolar, os pais preocupam-se com o orçamento e as crianças com o estilo. Ambos estão errados.

Como escolher a mochila escolar
Os cuidados a ter para prevenir problemas de saúde.

O regresso às aulas vem a caminho e, se a do ano anterior já não serve, é preciso escolher a mochila escolar para o ano que vai iniciar. Esta é, possivelmente, a compra mais importante da extensa lista de material escolar que tem que adquirir. O corpo do seu filho ainda se está a desenvolver e a coluna é a base de tudo. Uma má postura ou peso excessivo nesta fase, podem trazer consequências graves. 

Escolher uma mochila escolar com um bom suporte, pode prevenir muitos problemas imediatos, nomeadamente, dores nas costas e complicações futuras, como escoliose ou problemas viscerais resultantes desta. Invista agora, para poupar mais tarde em consultas e sessões de fisioterapia.

 

3 Dicas para comprar a mochila escolar certa

 

1. Mochila com alças

Por muito bonitos e estilosos que sejam os sacos a tira-colo, não são nada amigos da coluna e podem acentuar a má postura. Escolha uma mochila com alças, com duas tiras largas, com um mínimo de 4 cm, acolchoadas e ajustáveis, assim como uma tira na zona lombar. Estes cuidados previnem a compressão excessiva nos ombros que pode causar dor, tensão muscular e, inclusive, prejudicar a circulação.
 

2. Acolchoada junto às costas

Dentro da mochila escolar seguem todo o tipo de objetos: cadernos de argolas, réguas, compassos, livros de capa dura, canetas, enfim, tudo! Se o forro traseiro for acolchoado, isso previne que muitos desses itens furem o tecido ou magoem as costas dos mais pequenos. Porém, um cuidado, a mochila deve ser leve e, vazia, não pode pesar mais do 500 g. 
 

3. Confirmar o peso

Deve confirmar ou prever peso da mochila. Ao escolher a mochila escolar, confirme que o peso não excede 10% do peso da criança. Se, de facto, não for possível reduzir o número de objetos que leva na mochila, a melhor opção, para prevenir problemas posturais, é comprar uma mochila com rodas, tipo trolley. 



Veja também: Calendário Escolar 2015-2016

 

3 Dicas úteis para usar a mochila escolar

1. A mochila deve ser do tamanho da altura do tronco do seu filho e deve ficar bem junto ao corpo. As alças devem ser ajustadas de modo a que o limite superior da mochila fique na altura dos ombros e, o limite inferior da mochila fique a 5 cm da linha da cintura.

2. Ensine o seu filho a usar sempre a mochila apoiada nos dois ombros e acima do quadril. Explique-lhe que a longo prazo, o mau uso da mochila resultará em penosas dores e graves problemas na coluna. Pode ajudar a convencer, se mostrar alguns exemplos.

3. Os objetos mais pesados devem ser guardados na vertical e o mais junto às costas. Reduza, ao mínimo, o peso a carregar na mochila. Como? Prefira cadernos de capa mole, um estofo de tecido, alterne os livros obrigatórios com o colega de carteira, guarde algum material na escola, etc.
 

 

 


Veja também: