Como escolher carros amigos do ambiente

Carros amigos do ambiente há muitos, e quando escolher um deve olhar para além do preço e das emissões de CO2. Conheça mais alguns detalhes que deve considerar.

Como escolher carros amigos do ambiente
Deve ter em atenção alguns detalhes.

Se está a pensar trocar o seu carro, não é má ideia aproveitar para escolher um de muitos carros amigos do ambiente que há no mercado. Além de poder vir a poupar algum dinheiro a longo prazo, vai também estar a respeitar o meio ambiente ao ajudar a proteger o planeta que todos partilhamos.  


Pondere veículos híbridos ou elétricos

À partida, veículos híbridos Plug-In ou elétricos são mais caros, mas mais ecológicos. O seu preço inicial acaba por se justificar com o que poupa em gasolina ao longo do tempo. Alguns elétricos, por exemplo, tiram-lhe da carteira cerca de €1,5 por cada 100 km, além de nem sequer libertarem para a atmosfera gases poluentes.

Com grandes marcas a investirem cada vez mais em carros amigos do ambiente, facilmente consegue encontrar modelos que satisfaçam as suas necessidades, quer precise de espaço, fiabilidade ou potência.

As baterias destes carros podem ser recarregadas em casa com a ajuda de programas de empresas como a EDP, ou podem ser recarregadas através de postos da Rede Nacional de Mobilidade Elétrica (MOBI.E).

 

5 cuidados a ter ao escolher um carro “verde”

 

1. Vá pelo consumo

Carros amigos do ambiente consomem menos e emitem menor quantidade de gases poluentes. Carros como estes não só contribuem para o bem do nosso planeta, como para o da sua carteira. 

 

2. Procure sempre alternativas no mercado

O gasóleo, por exemplo, é mais amigo do ambiente que a gasolina, e quanto menos o carro consumir melhor para si e para o planeta. Se possível, optar pelo Biodiesel será ainda melhor, pois este é derivado de vegetais.

Alternativamente, existem já carros com painéis solares, como o Ford C-Max Solar Energi, que carregam a bateria com a ajuda de energia renovável.

 

3. Dê preferência a pneus de sílica

Pneus de sílica reduzem a resistência do rolamento, o que faz com que o carro acabe com consumir menos combustível. Além disso, são mais fáceis de produzir, o que também ajuda a reduzir as emissões.

 

4. Escolha um carro com indicador de consumo

Um carro com um indicador de consumo vai ajudá-lo a saber quanto está a consumir, e a procurar novas formas de poupar no combustível para tentar reduzir o que lhe é indicado. Com isto, ajuda também o meio ambiente.

 

5. Considere as suas necessidades

Há vários carros amigos do ambiente disponíveis no mercado, e antes de escolher um deve também definir as suas necessidades e fazer alguma pesquisa, para saber se está não só a fazer a escolha mais ecológica, mas também a mais inteligente a nível financeiro.  Vale a pena perder algum tempo a ver qual o modelo mais adequado para si.


Veja também: