Como escolher o cartão de crédito certo para si

Tudo o que deve conhecer antes de escolher o cartão de crédito adequado para si. Conheça algumas opções de cartões de crédito que lhe trazem benefícios.

Como escolher o cartão de crédito certo para si
Dicas para escolher o cartão de crédito adequado ao seu perfil de consumidor

A opção de adquirir um cartão de crédito e sua consequente utilização implica riscos, mas também benefícios. Se, por um lado, somos constantemente invadidos por relatos das consequências da utilização inconsciente de um ou mais cartões de crédito, por outro, sabe o consumidor mais informado, que a utilização inteligente do cartão de crédito também traz enormes vantagens para o seu dia-a-dia. Estes benefícios podem ser particularmente relevantes se souber como escolher o cartão de crédito certo para si. Estes são os itens a que deve prestar atenção antes de escolher o seu cartão de crédito:
 
TOME NOTA:
O cartão de crédito certo para si pode não o ser para outra pessoa devido às necessidades específicas de cada um. No entanto, existem soluções no mercado que se destacam pela sua adaptabilidade. A Unibanco, por exemplo, apresenta-lhe soluções personalizadas.

1. Analise as suas necessidades

Antes de procurar adquirir ou aceitar um cartão de crédito, faça uma análise do seu perfil de cliente, estude as suas necessidades para saber qual o tipo de cartão que mais se adequa a si. A sua idade, quais os seus interesses com o cartão, cálculo da sua taxa de esforço ou qual o limite de cartão que pode pagar são alguns dos aspectos que deve considerar e que lhe vão garantir tirar melhor proveito do cartão.
 

2. Sistema de pagamento do cartão

Antes de decidir qual é o cartão de crédito certo para si, deve saber se ele é aceite nas lojas, fins ou países para os quais o quer usar. Ainda que a sua aceitação seja cada vez mais ampla, existem lojas e países que só aceitam, por exemplo, Visa ou só Mastercard.
 

3. Período sem juros e taxa de juros

Quanto à taxa de juros não há que enganar, quanto mais baixa melhor para si. Relativamente ao período sem juros, habitualmente é de 30 dias, no entanto, existem exceções. Informe-se sobre as características dos cartões e escolha, preferencialmente, o que tenha o prazo de pagamento mais alargado sem juros.
 

4. Atente aos benefícios associados ao cartão

Alguns cartões trazem associados a si algumas vantagens e descontos. Tenha isso em consideração para beneficiar mais do seu cartão de crédito. Por exemplo, alguns cartões têm vantagens associadas como seguros de viagem, descontos em determinados produtos ou acumulação de pontos. Se estes forem interessantes/úteis para si, este deve ser um aspeto a considerar. Mas atenção, perceba se não estão associados custos a essas vantagens.
 

5. Anuidade

Antes de escolher o cartão de crédito verifique a anuidade do mesmo, caso exista. Se o cartão que pretende cobra esta taxa, saiba quais as condições para ficar isento. Algumas entidades bancárias não cobram anuidade, outras só não cobram no primeiro ano e outras não a cobram mediante a utilização de determinado valor mensal/anual. 
 
Atualmente não faltam ofertas para adquirir um cartão de crédito. No entanto, existem alguns cartões que se destacam pelas condições oferecidas, adaptabilidade/flexibilidade da oferta a vários tipos de cliente, fomento da poupança e benefícios para o consumidor.
 
Entre a vasta oferta disponível, um dos bancos que mais se tem destacado por conseguir albergar várias destas vantagens aos seus cartões de crédito é o UNIBANCO.
Atualmente, o Unibanco dispõe de três cartões, distintos entre si para melhor se adaptarem a vários tipos de clientes, podendo com isso, mais facilmente, encontrar o cartão de crédito certo para si.
 

Opção a considerar:

cartão Atitude Unibanco distingue-se por permitir fraccionar pagamentos (de qualquer compra de valor igual ou superior a 300€) em três vezes sem juros. Ideal para quem quer realizar uma compra de valor mais elevado garantindo uma extensão do prazo de pagamento. O seu sistema internacional é Mastercard. Para novas adesões, este cartão tem uma oferta de 30€ num cartão presente.
 
Veja também: