Como escolher o melhor cartão de crédito

Existe uma vasta oferta de cartões de crédito no mercado. Descubra qual o melhor cartão de crédito para si.

Como escolher o melhor cartão de crédito
Veja como escolher o cartão de crédito mais adaptado às suas necessidades

Na altura de pensar em escolher um cartão de crédito, deve ter em atenção algumas questões de forma a conseguir o melhor cartão de crédito para si.
 

5 dicas para escolher o melhor cartão de crédito do mercado

Sendo a oferta de mercado cada vez mais vasta, a escolha do melhor cartão de crédito ou do mais adequado, pode não ser uma tarefa fácil. Primeiro, existem vários cartões de crédito no mercado. Para além dos ditos normais, existem ainda os cartões gold, pré-pagos, para estudantes, entre tantos outros.
 
Se já tem um banco no qual confia, informe-se quais os cartões de crédito que disponibiliza. Caso contrário, procure a oferta do mercado tendo sempre em atenção os seguintes factores:
 

1. As despesas

É muito importante saber que todos os cartões de crédito são pagos e por isso trazem despesas acrescidas. Mesmo que procure o melhor cartão de credito para si, este vai ter sempre uma anuidade associada. Normalmente, o primeiro ano de cartão de crédito é gratuito, mas informe-se das mensalidades dos anos seguintes. Esteja também atento aos valores das multas quando passa o limite máximo do cartão.
 

2. O período sem juros

Normalmente, o período mínimo de pagamento é de 30 dias e neste período não costumam ser cobrados juros. No entanto, cada cartão tem as suas características. As modalidades de pagamento podem ser escolhidas pelo cliente, mas acarretam juros. Pode sempre pagar a 30, 50, 60 dias, mediante o tipo de cartão, mas informe-se no mercado sobre todos os juros associados aos períodos de pagamentos.
 

3. Limites de crédito

Poderá escolher o seu plafon de crédito, mediante também o seu rendimento, mas se nunca utilizou nenhum cartão de crédtio, é mais seguro optar por um plafon baixo que consiga ir gerindo da melhor forma.
Outro truque para que as coisas possam correr bem, é tentar que o seu plafond nunca seja superior ao seu rendimento mensal. Desta forma, assegura que conseguirá sempre cobrir as dívidas que contraia através do cartão. O melhor cartão de crédito para si, será sempre aquele que for adequado às suas necessidades e possibilidades financeiras.
 

4. Descontos e vantagens

Existem alguns cartões de crédito actualmente com vantagens extra associadas. Seguros de viagem, descontos em diversos produtos ou acumulação de pontos são algumas das parcerias que têm vindo a ser trabalhadas pelos bancos de forma a potenciar o interesse pelos cartões.
Conheça outras vantagens do cartão de crédito.
 

5. Simulação

Para escolher o cartão de crédito, recorra aos simuladores online e faça uma simulação de acordo com as suas necessidades.
 

A utilização do cartão de crédito em Portugal

O cartão de crédito é uma opção já há muito utilizada pelas famílias portuguesas. Recentemente, tem-se vindo a assistir a um aumento da utilização do cartão de crédito por parte das camadas mais jovens. Este factor deve-se essencialmente à utilização de cartões de crédito para fazer compras online, seja de viagens, roupa, produtos electrónicos, entre tantas ouras coisas.
 
Veja também: