Como escolher o melhor cartão de crédito

Saiba quais as principais características às quais deve estar atento e como escolher o melhor cartão de crédito para cada objetivo ou orçamento.

Como escolher o melhor cartão de crédito
Pese bem as suas decisões e utilize o crédito de forma responsável

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento que, apesar de poder ser bastante útil, é frequentemente visto com muita desconfiança. É muito importante saber como escolher o melhor cartão de crédito pois, na verdade, este pode tornar a sua vida mais fácil em situações de emergência, ajudá-lo a construir um bom histórico de crédito, a gerir e esticar o seu orçamento familiar e até ajudá-lo a sair de uma situação de dívida.

Sendo a oferta de mercado cada vez mais vasta, a escolha do melhor cartão de crédito ou do mais adequado, pode não ser uma tarefa fácil. Primeiro, existem vários cartões de crédito no mercado. Para além dos ditos normais, existem os cartões gold, pré-pagos, para estudantes, entre tantos outros.

Se já tem um banco no qual confia, informe-se sobre quais os cartões de crédito que disponibiliza. Caso contrário, procure a oferta do mercado.

Infelizmente, as fichas de informação normalizada podem ser de difícil compreensão e são tantas as instituições de crédito a competir pela nossa atenção que se torna difícil distinguir as várias ofertas.

Por esse motivo, criamos este guia para que saiba como escolher o melhor cartão de crédito para cada momento da sua vida.

Como escolher o melhor cartão de crédito: defina um objetivo


O crédito só deve ser utilizado de forma responsável, consciente e intencional. Eis algumas situações em que o cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil.

Emergência

Qualquer orçamento familiar deve assegurar um fundo de emergência, mas nem toda a gente tem a possibilidade de colocar dinheiro de lado. Se for o seu caso, um cartão de crédito poderá ser a solução ideal para estar preparado para aquela avaria automóvel, aquela conta do hospital ou qualquer outra das tantas despesas inesperadas que podem bater à porta a qualquer altura.

Conveniência

O cartão de crédito pode ser utilizado para tornar a vida um pouco mais fácil como, por exemplo, no momento de pagar as contas. Colocar o pagamento das contas mensais em débito direto, utilizando o cartão de crédito certo, pode resultar em poupança e/ou outras mais-valias, incluindo ter de fazer apenas um pagamento ao fim do mês.

Gestão

A maior parte dos cartões de crédito oferece-lhe um período de financiamento gratuito. Se for responsável e fizer os pagamentos sempre dentro desse prazo, o cartão de crédito pode ajudá-lo a pagar aquelas férias, comprar aquele eletrodoméstico ou fazer aquelas obras em casa, sem que pague mais por isso.

Se preferir, também pode diluir essa despesa em vários pagamentos mensais e, desde que use o cartão certo, a despesa adicional não será muito significativa.

Compras online

Muita gente tem medo de utilizar o cartão de crédito para fazer compras online mas, na verdade, o cartão de crédito oferece uma série de vantagens e mecanismos de segurança das quais o seu cartão de débito não dispõe.

Em situação de fraude, se utilizar o cartão de débito, o valor em causa ficará indisponível enquanto o banco investiga, e poderá até ficar sem o dinheiro. Se utilizar o cartão de crédito, o seu dinheiro continua disponível, e a maior parte dos cartões dispõe de seguros de proteção do consumidor contra fraude.

Construir um bom histórico de crédito

Todas as instituições de crédito têm acesso ao seu histórico e, no momento de pedir um crédito habitação, automóvel ou pessoal, esse histórico é tido em conta.

Pode, e deve, começar a utilizar um cartão de crédito para construir um bom histórico, já que num eventual pedido de financiamento a poupança pode chegar aos milhares de euros.

Dívida

Pode parecer contraintuitivo, mas o cartão de crédito pode ser utilizado para o ajudar a sair de uma situação de dívida. Se está a dever um determinado montante a uma instituição de crédito, e se conseguir encontrar um cartão que lhe ofereça uma taxa de juro mais baixa, conseguirá sair do endividamento de forma mais fácil e rápida ao colocar o saldo em dívida no cartão.

compras online

Características a considerar para escolher o melhor cartão de crédito


Anuidade

Este valor vai-lhe ser cobrado quer o cartão seja utilizado ou não. Idealmente, deve procurar um cartão sem anuidade, embora esses sejam cada vez mais raros. Algumas instituições de crédito poderão oferecer isenção da anuidade em função de determinada utilização do cartão.

TAEG

A sigla para “Taxa anual de encargos efetiva global” equivale a uma taxa que permite medir o custo para o cliente para a utilização de determinado financiamento. Deve procurar a taxa mais baixa, pois ela equivale a menos despesa no momento de utilização do plafond de crédito.

Comissões de utilização

Alguns cartões poderão cobrar taxas percentuais por operações como transferências e levantamentos.

Prazo

Deve procurar o prazo de financiamento sem juros mais alargado. Assim, poderá esticar o seu orçamento mensal sem que tenha qualquer contrapartida em termos de gastos, desde que cumpra os prazos estipulados pela instituição de crédito.

Cashback

Muitas instituições de crédito poderão oferecer reembolsos percentuais dos pagamentos efetuados com o cartão de crédito. Se bem utilizado, e a longo prazo, este tipo de cartões pode levar a uma poupança mensal significativa.

Pontos

Algumas instituições de crédito oferecem pontos em troca do valor monetário gasto com o cartão, pontos esses que podem depois ser convertidos em ofertas. Desde que já faça com frequência algumas das atividades em que os pontos podem ser gastos, poderá acabar por fazer alguma poupança.

Plafond de crédito

Dependendo do seu objetivo, talvez deva procurar o cartão com o plafond de crédito mais elevado.

Descontos

Alguns cartões oferecem descontos em retalhistas, bombas de gasolina, etc. Desde que essas despesas já façam parte da sua rotina, poderá ser algo a ter em conta e que resulte em poupança mensal.

Seguros

Algumas instituições de crédito disponibilizam com o cartão seguros de saúde, viagem, etc.

cartoes de credito

Boas práticas para saber como escolher o melhor cartão de crédito


1. Leia a ficha de informação normalizada

Estar devidamente informado sobre o produto que vai contratar é responsabilidade sua. Essa é a melhor maneira de garantir que o cartão de crédito vai ter uma influência positiva nas suas finanças.

2. Tenha um objetivo concreto bem definido

Em função do seu objetivo, algumas características serão mais importantes e outras nem tanto. Saiba bem qual o motivo pelo qual está a procurar financiamento, de forma a saber o que deve procurar num cartão de crédito.

3. Não se deixe encantar pelas ofertas

Sejam elas cashbacks, pontos ou descontos, este tipo de ofertas são boas contrapartidas mas devem ser complementares a um objetivo principal.

Agora que sabe como escolher o melhor cartão de crédito, procure o cartão certo para si, mas utilize sempre o financiamento de forma responsável.

pagamento

A utilização do cartão de crédito em Portugal


O cartão de crédito é uma opção já há muito utilizada pelas famílias portuguesas. Recentemente, tem-se vindo a assistir a um aumento da utilização do cartão de crédito por parte das camadas mais jovens. Este fator deve-se, essencialmente, à utilização de cartões de crédito para fazer compras online, seja de viagens, moda, produtos electrónicos, entre muitas outras coisas.

Veja também:

Nuno Vasques Cambra Nuno Vasques Cambra

Licenciado em Cinema e Audiovisual, aprofunda agora conhecimentos de Marketing Digital. Apaixonado pelo humor e pela escrita, desenvolve conteúdos para diferentes plataformas e trabalha como escritor freelancer.