Como escolher o melhor destino para um cruzeiro inesquecível

Além do local em si, existem outros fatores a ter em conta quando escolher o destino ideal para o seu cruzeiro. Descubra aqui os que são realmente essenciais

Como escolher o melhor destino para um cruzeiro inesquecível
Do orçamento à companhia, há factos que tem mesmo de considerar.

Escolher o destino ideal para o seu cruzeiro nem sempre é tão fácil como pode parecer. De facto, atualmente, com a variedade, diversidade e elevado nível de oferta no que se refere a este tipo de férias, existem inúmeras considerações a ter em conta antes de tomar uma decisão final.

Sem preocupações: estamos aqui para o ajudar. Se já decidiu que existem motivos suficientes para escolher um cruzeiro, vamos então indicar-lhe as variáveis a ter em conta antes de selecionar o melhor destino para o mesmo.
 

Como escolher o melhor destino para o seu cruzeiro

 

Onde quer ir?

Antes de mais, decida a área para onde pretende ir. Todos os dias as companhias acrescentam, novos destinos às suas rotas e pode ficar surpreendido com o facto de serem bastante originais e exóticos: Ásia, Caraíbas, África, Oceano Índico, América do Sul ou Antártica, a oferta abrange todo o planeta e existe uma solução adequada a cada gosto e preferência. De seguida, tenha em atenção os itinerários selecionados para chegar até lá, uma vez que pode ter interesse nos locais por que terá de passar e, logicamente, conhecer também.

 

Qual a duração pretendida?

A escolha mais popular são os itinerários típicos, que cobrem praticamente todo o globo e duram entre 5 e 7 dias. Depois existem opções entre 6 e 9 dias e entre 10 e 14 dias, que oferecem maior variedade de escolha e abrangem Europa, Ásia, África, América do Sul e Austrália/Nova Zelândia. Habitualmente, quando fazem um cruzeiro pela primeira vez, as pessoas tendem a escolher itinerários mais curtos, de 2 a 4 dias ou de 7 dias. No entanto, tudo depende a sua vontade e personalidade: quanto mais dias acrescentar, mais destinos poderá conhecer.

 
  Não sabe como financiar o seu cruzeiro de sonho? Veja aqui!

Quando quer largar âncora?

Por vezes, e sobretudo para as famílias com filhos, torna-se difícil evitar a época alta, uma vez que coincide com as férias escolares. No entanto, se possível, convém ter em conta também alturas alternativas, como a primavera e o outono, uma vez que não só poderá usufruir de preços mais baixos, promoções e menos pessoas/confusão, como pode também adequar a escolha ao tempo que irá encontrar no local de destino.

 

Quanto quer investir?

Quando estiver a fazer uma previsão dos custos, não se esqueça de incluir os extras, além do valor do cruzeiro: a deslocação até ao navio e daí novamente para casa; as bebidas alcoólicas, as excursões a terra, as recordações, etc. Se deseja poupar um pouco, mantenha os olhos bem abertos e aproveite as condições especiais e promoções oferecidas pelas companhias em determinadas épocas, quando se reserva lugar com antecedência ou mesmo durante a viagem.

 

Qual a companhia que mais se adequa a si?

Este é um ponto que pode vir a ser determinante para o sucesso das suas férias. Afinal  o que é mais importante do que encontrar a companhia e tipo de passageiros que se adequem à sua personalidade, gostos e necessidades? Assim, quando escolher o seu cruzeiro, tenha em conta que algumas companhias são mais formais, oferecendo experiências de topo, com códigos de vestuário e locais marcados para as refeições (ex.: Celebrity Cruises e Oceania Cruises), outras são mais descontraídas (ex.: Norwegian Cruise Line) ou mais indicadas para crianças (ex.: Princess Cruises, Disney Cruise Line e Royal Caribbean International), existindo ainda as que oferecem experiências de inquestionável luxo (ex.: Crystal Cruises e Regent Seven Seas Cruises).

 

O que quer fazer durante o cruzeiro?

Uma vez que vai passar muito tempo dentro de um barco, um dos pontos essenciais a ter em conta quando se está a escolher o melhor destino para um cruzeiro é definir exatamente o que se quer fazer durante o mesmo. Se pretende passar bastante tempo a bordo, então escolha companhias como a Royal Caribbean International ou a Disney Cruise Line, que oferecem inúmeras infraestruturas e atividades de categoria superior; se se preocupa bem mais com as excursões que vai efetuar a terra, o seu estilo de companhia é  a Azamara Club Cruises ou a Oceania Cruises, que se especializaram nos próprios destinos e no tempo passado nos mesmos.


Para terminar, deixamos-lhe apenas duas dicas extra:
 

Selecione o cruzeiro que lhe assegura a melhor relação qualidade/preço

Quando falamos em “qualidade”, referimo-nos à adequação da oferta àquilo que você realmente pretende. Se for um foodie vai preferir um cruzeiro em que a comida seja de elevada qualidade, a mesma lógica se aplica se a sua preferência recair sobre as excursões a terra, e por aí em diante. A ideia é que, no final da viagem, você sinta que o investimento valeu mesmo a pena.
 


Consulte um especialista

No que toca a cruzeiros, a opinião de um agente de viagens pode ser essencial para o ajudar a escolher a opção indicada para si. Abra-se com ele, conte-lhe tudo o que pretende da sua viagem, seguindo os pontos indicados acima, e espere até que lhe sejam apresentadas algumas propostas. Depois, a opção é só sua!


Como pode verificar, escolher um cruzeiro implica alguma dedicação e tempo para selecionar aquele que será mesmo o destino perfeito para si. No entanto, uma vez feita a escolha final, verá que tudo valeu a pena. Boa sorte, boas escolhas e boa viagem!


Veja também: