Como escolher o melhor leitor eBook?

A pergunta é muito simples: Como escolher o melhor leitor eBook? Qual é o leitor que se adapta às suas necessidades? 

Como escolher o melhor leitor eBook?
Sabe distinguir um Kindle de um Kobo ou de um Nook?

Aprenda a escolher o melhor leitor eBook para si. Sabe distinguir entre um Kindle, um Kobo ou um Nook? Será que vale a pena optar por um leitor eBook e desprezar os tablets quando se trata de literatura? Comecemos pelo mais básico…
 

O que é?

Um leitor eBook é um dispositivo concebido para a leitura de livros em formato eletrónico. Basta comprar um para poder ler os livros que quiser. Possui, regra geral, uma bateria de longa duração, tende a ser bastante leve e de uma grande portabilidade de forma a que o possa levar para qualquer lado. Alguma vez pensou ser possível transportar dez livros na mão? Com um leitor eBook é possível!

 

Como escolher o melhor?

Como já foi referido, um eBook pode ter diversas características que distinguem os melhores dos piores ou, como gostamos de dizer por aqui, os mais e os menos indicados para aquilo que pretende.

1. Portabilidade
O peso e o tamanho de um leitor eBook podem mesmo ser as características chave na altura da compra. Veja lá aquilo que melhor se adapta ao que pretende.

2. Memória
Uma das características mais importantes dos leitores eBook é a memória. Se é daquelas pessoas que pretende guardar muitos livros no leitor eBook tenha isto em atenção. E já agora… veja se dá para aumentar a memória com um cartão SD.

3. Conectividade
Alguns dos atuais leitores eBook já possuem Wi-Fi e 3G que facilitam tanto no acesso às “livrarias” como também na transferência de eBooks para o leitor.

4. Formatos de leitura
Há leitores de eBooks que são capazes de ler outros formados como documentos em Word, em PDF… Também pode ser algo a ter bastante em conta na hora de adquirir um.

5. Bateria
Tem uma viagem de três horas para fazer e a bateria do leitor eBook que comprou só dura uma hora e meia? Que grande chatice, certo? Procure dar alguma atenção à bateria quando pensar em comprar um leitor eBook.

6. Ecrã
Aqui pode residir uma das grandes diferenças entre leitores eBook e os tablet. Porquê? Porque os leitores eBook mais procurados possuem um ecrã E-ink. Este tipo de ecrã é bastante amigável para os seus olhos e gasta muito pouca bateria uma vez. Para além disso, são bastante bons para ler ao sol uma vez que não refletem a luz de volta. No caso dos tablets, o ecrã é, regra geral, de LCD. Gasta mais bateria, “cansa” mais rapidamente a vista e reflete facilmente a luz do sol. A escolha é fácil de fazer, certo?

Embora a nossa escolha recaia sobre o Kindle, da Amazon, sugerimos que procure outros como o Kobo ou o Nook. Já sabe que a escolha final é sempre sua e, quem sabe, se não será bem melhor para a sua carteira…


Veja também: