Como escolher o melhor lugar do avião para si?

Para assegurar que desfruta de uma viagem confortável e descontraída, indicamos-lhe o melhor lugar do avião para si, em função dos seus gostos e personalidade.

Como escolher o melhor lugar do avião para si?
Junto à janela, ao lado das asas ou na traseira, saiba qual escolher.

Quer seja um viajante frequente ou esporádico, é essencial que saiba como identificar o melhor lugar do avião para si. Isto porque todos sabemos que o espaço para esticar as pernas, a possibilidade de nos movermos livremente, a ausência de “vizinhos” perturbadores, entre outros fatores, podem influenciar a qualidade da viagem e, em última análise, o nosso humor no final da mesma.

No entanto, o mais importante é mesmo que adeque a escolha à sua personalidade e aos seus gostos pessoais. Afinal, tudo depende da experiência que pretende ter no voo em questão. Para o ajudar a selecionar, indicamos-lhe qual o melhor lugar do avião, em função de determinadas características ou desejos. Assim, você só tem de ver o que mais se adequa a si!
 

Qual é o melhor lugar do avião para si?

 

Eu sofro de alguns traumas...

"Gosto de me sentir seguro." - lugar na traseira do avião
Vários estudos indicam que quem viaja nestes lugares tem 40% mais de probabilidades de sobreviver a uma queda. Se conjugar a escolha com um lugar de corredor assegura que, em caso de evacuação de emergência, poderá sair do avião com maior facilidade.


"Quero sair daqui o mais rápido possível!" - lugar do lado esquerdo, na frente do avião
Este é o melhor lugar do avião para quem pretende desembarcar com rapidez (ex.: em caso de transbordo). Isto porque os passageiros da frente tendem a sair primeiro, além de que, na maior parte dos aviões, a porta principal de saída costuma estar localizada à esquerda.


"Não gosto nada quando isto abana!" - lugares na zona entre as asas
Se a turbulência o assusta, então este é o melhor lugar do avião para si: as próprias leias da física asseguram que é o mais estável e aquele em que sentirá menos o balanço do avião.

Nota: pelas razões óbvias, estes são também os lugares indicados para quem enjoa com facilidade.

 

A minha prioridade é o conforto.

"Vou passar o voo todo a dormir..." - lugar de janela, do lado esquerdo, a meio do avião
Os viajantes frequentes indicam que as janelas do lado esquerdo estão ligeiramente descentradas, o que possibilita encostar a cabeça de forma mais cómoda; estando no centro do avião, evita a confusão das casas de banho e “espaços de convívio”.


"Eu só quero poder esticar as pernas." - lugar de corredor, na fila junto à saída de emergência
Os lugares na fila junto à saída de emergência prevêem aproximadamente mais 20% de espaço - no entanto, prepare-se para pagar um extra pelo privilégio. No caso específico sugerido, vai ainda poder esticar as pernas em direção ao corredor.

Nota: tal como a primeira fila, esta está reservada a crianças e a passageiros com necessidades especiais, pelo que só pode ser reservada no próprio dia da viagem.


"Silêncio, sim. Barulho, não." - lugar entre as filas 5 e 9
Este é o melhor lugar para evitar o barulho, uma vez que estão longe das asas, da cozinha e das casas de banho. Agora é só rezar para que os seus “vizinhos” tenham os mesmos gostos...


"Espero que ninguém me chateie!" - lugares de corredor
Se o que deseja é ficar sossegado ao longo de todo o voo, pode experimentar uma de duas coisas: reserve um lugar de corredor, rezando para que ninguém queira os outros dois; verifique com a sua companhia aérea de pode bloquear a cadeira do meio na altura do check in (algumas permitem esta opção).

 

As prioridades são prioritárias!

"Eu levo a casa atrás de mim." - lugar na traseira do avião
Se viaja sempre carregadíssimo e com a bagagem de mão a atingir os limites, então este ´o lugar certo para si: as 10 últimas filas são as primeiras a embarcar, pelo que vai encontrar ainda imenso espaço livre.


"Ando sempre à procura de um WC..." - lugar de corredor
Para evitar estar sempre a pedir licença a quem se encontra ao seu lado, opte logo por um destes lugares: assim, pode levantar-se e correr para a casa de banho sempre que desejar, sem ter de incomodar ninguém.


"O mais importante é apreciar a paisagem." - lugar na frente do avião, junto à janela
Esta é óbvia: sem janelas, não há vistas; por outro lado, há que evitar a zona das asas, que perturbam a contemplação que pretende levar a cabo. A ideia é obter o maior ângulo desimpedido possível.


"Em primeiro lugar, estão os miúdos." - lugar “bulkseat”
Estes lugares atrás das divisórias têm bastante mais espaço para as crianças se mexerem e estão localizados bem perto das casas de banho; além disso, como não tem passageiros à sua frente, não precisa de se preocupar que estes se sintam incomodados.


E, então, já descobriu o melhor lugar do avião para si? Tendo em conta o número de alternativas apresentadas, estamos certos que sim. Esperando ter ajudado, resta-nos desejar-lhe uma excelente viagem!


Veja também: