Como escolher o melhor tarifário?

Como escolher o melhor tarifário?

5 Dicas para o ajudar a escolher

Escolher o melhor tarifário para o seu telemóvel pode ser um quebra-cabeças! Conheça as nossas dicas para o ajudar nessa decisão.

Qual será o melhor tarifário para si? E para a sua esposa ou para o seu filho? A oferta é tanta e tão variada, já para não falar dos asteriscos escondidos, que na hora de decidir pode ser complicado. Nesta, como noutras decisões, não há volta a dar: sente-se, recolha informação e compare todas as ofertas. Para o ajudar nesta escolha, deixamos estas cinco dicas.


5 Dicas para escolher o melhor tarifário

1. Comece por analisar as despesas com as comunicações, da sua família, nos últimos três meses. É importante saber para que operadoras ligam mais, se enviam mais mensagens ou fazem mais chamadas. Só com estes dados poderá, então, saber qual o tarifário que melhor se ajusta a cada um.

2. Antes de avançar com um novo contrato, caso tenha aproveitado alguma promoção, confirme a duração dessa oferta. Normalmente são temporárias, ou seja, só pagará o valor promocional por um período e no resto do tempo o valor será superior. Pondere se pode suportar esse custo porque, se quiser cancelar o contrato antes do final do período de fidelização, a operadora pode exigir-lhe o pagamento de uma penalização.

3. Provavelmente já terá recebido um contato da sua operadora, seja de telemóvel ou de televisão, para aderir a um pacote de serviços. Estes pacotes têm algumas vantagens, destacando-se o fato de passar a lidar com apenas um fornecedor, mas confirme se esse extra que vai acrescentar ao seu orçamento não lhe vai pesar no final de cada mês. Mantendo a conta de telemóvel separada, num mês mais apertado, tem sempre a hipótese de não fazer carregamento.

4. Na altura de escolher o melhor tarifário para si, certifique-se que está a analisar serviços equivalentes, nomeadamente quanto ao número de minutos no caso de chamadas gratuitas e qual o valor por minuto após esgotar o plafond, se incluem SMS, quanto pagará por MMS, qual o período de cobrança após o primeiro minuto, se a velocidade da internet é a mesma, etc.

5. A Autoridade Nacional de Comunicações disponibiliza, na sua página, o simulador COM.escolha, que lhe permite consultar tarifários e ofertas e saber qual o tarifário mais adequado ao seu perfil de consumo. Para esta consulta, será fundamental ter consigo os dados da análise aos consumos que sugerimos no primeiro ponto. Este simulador permite examinar por número de chamadas que faz por mês, para que redes, quantos minutos gasta em cada chamada, assim como, quantas SMS e MMS envia. Assim, facilmente chegará à conclusão se precisa de um tarifário com mais minutos gratuitos para todas redes, um tarifário que lhe ofereça mais vantagens no envio de SMS ou MMS ou se vale a pena aderir a um pacote de serviços.


Veja também: