Como escolher pneus para a neve

Conheça alguns dos critérios mais importantes a considerar quando pretende comprar pneus para a neve, de modo a gastar dinheiro apenas nos melhores para si

Como escolher pneus para a neve
Saiba como escolher os mais indicados

Quando há neve na estrada é preciso ter alguns cuidados extra, sendo que um deles é a compra de pneus para a neve, pois estes melhoram o desempenho do carro nestas condições, visto que pneus de verão perdem elasticidade quando a temperatura é inferior a 7ºC. Pneus próprios para a neve são facilmente identificados pela inscrição "M+S" (sigla para mud and snow) na sua lateral. Não são, no entanto, tão fáceis de escolher, pelo que deixamos aqui algumas dicas para o ajudar:
 

3 dicas para escolher pneus para a neve

 

1. Consulte o manual

Antes de puxar pela carteira e começar a procurar pneus de neve para comprar, deve primeiro consultar o manual do seu carro e ver o tipo de pneu aconselhado pelo seu fabricante, pois precisa de considerar vários fatores como, entre outros, as suas medidas. Comprar os pneus errados pode vir a ter consequências graves para a sua carteira, e possivelmente para a sua segurança.
 

2. Considere o preço

É aconselhado comprar quatro pneus para a neve, e não apenas dois, visto que tendo apenas dois no eixo motriz, o desequilíbrio pode afetar o comportamento do carro. Isto pode levar, em certos casos, à perda de controlo por parte do condutor – e como todos sabemos isso pode ter consequências muito graves. Como tal, um fator importante a considerar é o preço dos pneus para a neve, visto ter de comprar quatro e não querer ficar sem orçamento para outras necessidades.

Aconselhamo-lo, também, a fazer algumas comparações de preços antes de tomar uma decisão, pois pode vir a poupar algumas dezenas de euros. Ao considerar o preço final dos pneus que pretende comprar, lembre-se que, por norma, pneus destes não precisam de correntes, o que significa menos dores de cabeça.
 

3. Evite comprar usados

Comprar pneus usados pode parecer uma excelente forma de poupar dinheiro, desde que se saiba aquilo que se está a fazer. No entanto, a Consumer Reports aconselha a não o fazer. O melhor é evitar pneus usados pois podem já não estar em muito bom estado e, no que toca à segurança, não vale a pena arriscar. A poupança que pode vir a ter ao comprar pneus usados desaparecerá no caso de ter um acidente graças à má qualidade dos mesmos.

Este tipo de pneus precisa de obedecer a vários requisitos rigorosos para garantir a segurança aos automobilistas. Como tal, deve comprar apenas de marcas de renome ou a quem confia, para evitar pôr a sua segurança em risco.


Veja também: