Como escolher um portátil

A pergunta é legítima: para que é que precisa de um portátil? Já pensou? Saiba como escolher o portátil de acordo com as suas necessidades.

Como escolher um portátil
Quer um portátil? Para quê?

Quer aprender a escolher um portátil? É fácil. Há uns tempos ensinámos como poderia escolher um smartphone, hoje explicamos-lhe como escolher um portátil. O princípio é o mesmo… adequar a sua escolha às necessidades. Vai usa-lo para ler e escrever emails, navegar na internet ou utilizar o Office? Quer utilizar o portátil para edição de imagem, som, vídeo ou para jogar? Explicamos-lhe as características mais importantes.
 

9 Aspetos a considerar ao escolher um portátil

 

Tamanho

O tamanho deve ser a primeira característica a ter em conta porque vai influenciar a portabilidade. Pode encontrar portáteis com ecrãs desde as 11 até às 18 polegadas. Já está a perceber o porquê, certo? O tamanho do seu portátil vai influenciar no tamanho do ecrã, do teclado, no peso… na quantidade e capacidade do hardware…
 

Ergonomia

Esta palavra estranha e complicada explica-se pela capacidade de adaptação do utilizador ao portátil. Você deve sentir-se suficientemente bem a utilizar o seu portátil. Como gosta do seu touchpad? Os botões do “rato” são confortáveis? Estão separados do touchpad? As teclas têm algum espaço entre elas ou torna-se complicado escrever no portátil? Se costuma escrever em locais com menos luz então procure ter um teclado retroiluminado. Vai dar imenso jeito!
 
 

Processador

Tal como nós, as máquinas também têm um “cérebro”. Comece por procurar o selo, junto ao teclado do portátil, que lhe diz que tipo de processador é que o portátil tem. Atualmente, a marca mais comum é a Intel que separa os seus processadores pelas gamas i3, i5 e i7 o que pode facilitar bastante a sua escolha. Se necessita do portátil para executar tarefas mais simples pode optar pela gama i3. O i5 já permite tarefas mais exigentes e o i7 é para quem se quer manter na vanguarda da tecnologia, quem necessita do portátil para os programas mais pesados. Fique ciente de uma coisa… quanto maior, melhor. Mas também vai “puxar” mais pelo seu portátil principalmente a nível energético. E a energia é muito importante num portátil…
 

RAM

A memória RAM vai influenciar diretamente na fluidez e na rapidez do seu portátil. As aplicações precisar de memória RAM para processar. Uma comparação muito simples… imagine que quer fazer uma conta. Agarra numa folha de papel, escreve, faz a conta e tem o resultado. Pode deitar a folha de papel fora porque já tem o resultado. O processador utiliza a memória RAM para chegar aos resultados. E atualmente com a quantidade de aplicações que tem a correr ao mesmo tempo no computador… talvez pensar em 4 GB de RAM não seja mau. Isto, claro, se quer utilizar o portátil para as tarefas mais simples! Se quiser ser mais exigente… Suba esse número!
 

Armazenamento do disco

A memória do computador para guardar os seus resultados. Em primeiro lugar, fique a saber que pode optar por um disco HDD ou SSD. Os segundos têm uma capacidade de leitura e escrita bem mais rápida e, apesar de começarem a ser mais comuns, continuam a ser mais caros que os primeiros.
Se pretende um portátil para tarefas pesadas, porque não arranjar um computador com dois discos? O HDD serve apenas para guardar dados e o SSD para o sistema e as aplicações!
 

Placa gráfica

Os processadores da Intel já possuem uma placa gráfica integrada. Mas não se deixe enganar… é um processador e não uma placa gráfica, isto é, serve apenas para cumprir requisitos mínimos e para as tarefas básicas. Se pretende jogar ou trabalhar em edição de imagem e vídeo deve procurar uma placa gráfica dedicada. Há duas marcas à escolha: a ATI e a NVIDIA. E depois procure perceber qual a memória da placa gráfica… 1GB cumpre, 2GB já dá para tarefas pesadas.
 

Conectividade

Que periféricos precisa de ligar ao seu portátil? Não gosta de utilizar o touchpad e prefere usar um rato? Já precisa de uma porta usb. Precisa também de ter a impressora ligada? Já são duas. Ainda quer ligar uma pen sem desligar estes dois? Continue a somar… Isso ou compre um hub, um concentrador usb. É como ter uma tripla para ligações usb.
Quer também ligar o seu portátil à internet ou por Wi-Fi? Ou por ethernet? Veja lá se o portátil tem essa porta. E à televisão? Veja lá se tem porta HDMI!
Nós sabemos, é muita coisa para ter em conta. Mas é preciso!
 

Bateria

O portátil precisa da bateria para funcionar. E se as tarefas mais simples não exigem muito da bateria, as pesadas podem gastar imenso. Mas tudo depende se vai passar muito tempo longe de fontes de energia para poder ter o seu portátil ligado à corrente ou a carregar.
 

A marca

Uma marca com reputação é, geralmente, sinal de boa qualidade no produto. Informe-se acerca de cada marca e do suporte técnico fornecido pela mesma. Pode fazer toda a diferença na hora de comprar um portátil!
 
Pense bem antes de comprar um portátil. Pense bem nos prós e nos contras de cada um mas mais importante de tudo… adapte-o sempre às suas necessidades!
 
Veja também: