Publicidade:

Como escolher o sofá indicado para sua casa

A montar casa, ou a remodelar a sala? Mostramos-lhe como escolher o sofá dos seus sonhos. A boa notícia é que esta tarefa pode, até, ser muito divertida.

Como escolher o sofá indicado para sua casa
Planeie bem a compra do seu sofá

Vai mudar de casa ou está a pensar renovar a sua sala e não sabe como escolher o sofá? Temos dicas muito úteis para lhe deixar. Olhe bem para o espaço que tem disponível, o uso que vai dar a esta peça e, principalmente, o estilo decorativo predominante. Ainda restam dúvidas? Não há problema. Confira o nosso artigo e esclareça tudo.

Como escolher o sofá ideal: 4 pontos a ter em conta na hora da compra


Ponto 1: o espaço e a sua área

Na hora de escolher um sofá, há que pensar sobre o tamanho indicado para o espaço. Por isso, há três aspetos a ter em conta: refletir sobre quantas pessoas se vão sentar regularmente no sofá, quais os seus principais usos e a área disponível na divisão.

 

Ponto 2: e quanto às medidas?

Largura: o sofá não tem de ocupar todo o espaço disponível na divisão. Quando tiver de decidir as medidas, tenha em consideração deixar um espaço livre para colocar uma mesa lateral, uma planta, um candeeiro ou um baú. Lembre de deixar espaço para a circulação.

Profundidade: no momento de escolher a profundidade do sofá, deve ponderar se tem ou não assento retrátil, ou se tem a função de cama. Deve conferir ainda como fica aberto e fechado, e deixar uma distância suficiente para que, ao sentar-se, não fique demasiado perto da televisão, por exemplo. Faça por deixar sempre cerca de 70 cm nas áreas em redor.

 

Ponto 3: o número de membros da família

Os lugares que o sofá disponibiliza devem, pelo menos, ser em número suficiente para que os residentes da casa se possam sentar, sem ter de ceder o lugar. Se o seu núcleo familiar é pequeno, um sofá de 3 lugares pode bem ser suficiente, complementado por um puff, por exemplo. No entanto, se tem uma família numerosa ou gosta de receber amigos em casa, aposte num sofá grande, com cama e, já agora, cubra-o com algumas mantas para o proteger.

 

Ponto 4: o estilo de decoração da divisão

O sofá é um dos elementos centrais da sua sala e, por essa razão, ele deve estar em harmonia com toda a decoração, desde logo no que respeita à cor. Se a sua sala tiver um estilo mais sóbrio, opte por um sofá de tons neutros. Se, por outro lado, gosta de uma decoração mais ousada, arroje escolhendo um sofá de cores bem vivas.

Porém, não se esqueça que o sofá deve ter uma vida longa e um tom demasiado forte pode cansar ou tornar-se desadequado com as mudanças de decoração. Nesse caso, pode sempre adquirir um sofá mais neutro e preenche-lo com almofadas e tecidos com padrões coloridos.

 

As 4 dicas que deixámos são muito simples, mas essenciais para que, entre tanta oferta, saiba como escolher o sofá mais adequado para a sua casa e a sua família. Há sofás deslumbrantes, mas que simplesmente não se adaptam à sua sala e às suas necessidades. Por isso, opte por fazer uma opção sensata, refletindo sobre os ensinamentos que partilhámos.

Veja também:

Limpeza e Arrumação