Como escolher um consultor financeiro

CEFA, CIIA, CFA são três certificados internacionais muito exigentes que poderão ser garante do domínio da teoria e técnica dos investimentos. Conheça as certificações e veja se o seu consultor para o investimento detém alguma delas

Como escolher um consultor financeiro
Algumas certificações internacionais podem ajudá-lo na hora de escolher
  • CEFA
  • CIIA
  • CFA

Escolher um consultor financeiro envolve alguma incerteza e é natural que se sinta receoso no momento de escolha da pessoa a quem irá entregar a gestão do seu dinheiro. Deste modo, importa encontrar um consultor de confiança e procurar alinhar os interesses entre cliente e consultor.

TOME NOTA:
Na hora de escolher o seu consultor irá querer o mais conceituado. Quererá um consultor de investimento que domine todos os conhecimentos que lhe permitam ganhar dinheiro, e para isso é fundamental possuir algumas certificações internacionais de relevo.
Neste artigo iremos deter-nos em algumas certificações internacionais que podem ajudar a garantir uma maior qualidade e compromisso ético do seu gestor ou consultor financeiro.


Certified European Financial Analyst (CEFA):

Uma certificação europeia que é bastante exigente de se obter. Para ter acesso à certificação, é necessário dominar um conjunto bastante extenso de conhecimentos económicos e financeiros e passar por um exame de ética. Em Portugal, o CEFA é gerido pela Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e começa a ser cada vez mais difundido.


Certified International Investment Analyst (CIIA):

O CIIA é uma versão mais alargada do CEFA (que consiste na primeira etapa). Depois do CEFA é necessário passar por diversos exames aprofundados também no campo económico e financeiro, com grande enfoque no mundo dos investimentos. Este certificado é muito valorizado na Europa.


Certified Financial Analyst (CFA):

Um ultimo certificado é o CFA que é o certificado mais exigente e valorizado em todo o mundo (especialmente nos EUA). O CFA é um conjunto de três níveis de exame e procura que o seu detentor domine todos os campos do mundo dos investimentos, há semelhança do CIIA. Os detentores do CFA e do CIIA estão inseridos num género de uma "ordem" ou associação que garante o cumprimento de normas éticas bastante restritivas.

Se o seu consultor tiver uma destas certificações terá uma maior probabilidade de domínio do campo dos investimentos. Não é garante de sucesso mas pelo menos pode ser uma boa indicação. Naturalmente que depois deverá procurar consultores experientes e procurar alinhar o seu esquema remuneratório (algo que falaremos em artigo posterior).

Nunca se esqueça que o seu gestor é um comercial como todos os outros. Para que consiga sobreviver e pagar as contas tem de receber comissões...


Leia também: