AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escolher um curso superior

Já sabe que curso superior vai escolher? Tem muitas dúvidas? Hoje em dia a oferta é muita, mas as saídas profissionais não acompanham esse nível.

Como escolher um curso superior
Conheça os 4 passos para escolher um curso universitário
  • A escolha de um curso superior é uma decisão de vida

Antigamente a escolha de uma profissão dependia muito do que se queria realmente fazer profissionalmente ou, por outro lado, dependia também do que eventualmente eram as profissões familiares às quais depois se dava continuidade.
 
Hoje em dia, a escolha de um curso superior já tem de ser pensada de outra forma. E tem-no essencialmente pelo facto de existirem cada vez mais cursos superiores nas mais variadas áreas. Por outro lado, as saídas profissionais não acompanham toda esta oferta. Na altura de escolher um curso, tenha em atenção vários factores importantes para o futuro.
 

4  passos para escolher o curso superior certo

 

1. Analisar o plano curricular

Todos já tivemos um sonho ou ilusões sobre algumas profissões que julgámos perfeitas para nós e de repente é preciso perceber se realmente fariam sentido. Na altura de selecionar o curso, não deixe passar a oportunidade de analisar muito bem o plano curricular de cada curso. Ver as disciplinas fixas, as optativas, os docentes ou a forma como os cursos estão organizados, pode ser uma boa ajuda para perceber o que quer e o que não quer.
 

2. Ver as saídas profissionais

Hoje em dia é fundamental optar por um curso não só com o coração, mas também com a razão. É fundamental tentar encontrar um meio termo entre aquilo que se gosta de fazer e o que poderá ser viável no futuro. As saídas profissionais são escassas na maioria dos cursos e por isso é importante analisar ponderadamente se o caminho que vamos escolher dará depois hipóteses para que seja possível ter uma vida estável.
 

3. Ter em conta a reputação

Para além do plano curricular e da análise das saídas profissionais, é importante analisar a reputação do curso no mercado. Nos dias que correm, tudo faz currículo. Quando se entra na faculdade, já se começa a construir o que será o futuro profissional. Nesta equação, a reputação da faculdade poderá ter um peso muito forte mais tarde no mercado laboral.
 

4. Pesquise os sites 

Existem cada vez mais ferramentas digitais que o podem ajudar a encontrar o melhor curso superior para si. Mais recentemente, foi lançado o Portal Infocursos, uma plataforma que tem como objectivo ajudar os alunos na seleção do curso a frequentar.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
 
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
 
Veja também: