Como escolher um destino de férias

Siga as nossas sugestões e fique a saber como escolher um destino de férias à sua medida.

Como escolher um destino de férias
Etapas a ter em conta

Escolher um destino de férias é o primeiro passo a dar quando se planeia uma viagem. Para aqueles que podem, seguir uma lista com todos os destinos atrativos no mundo não parece muito difícil. Contudo, a verdade é que todos acabamos por ter algumas limitações quando preparamos uma viagem. Quer sejam de ordem financeira ou apenas de tempo, há que priorizar ações para que as férias possam ser um sucesso.



Escolher um destino de férias: etapas a ter em conta


Definir um orçamento

É extremamente importante sabermos quanto podemos gastar nas férias. Escolher um destino de férias está dependente do orçamento que temos disponível - e devemos ser bastante rígidos neste ponto, caso contrário, as férias podem mesmo tornar-se um pesadelo. Lembre-se que ao valor que definir terá ainda de acrescentar os gastos que efetuará lá e que dependerão do tipo de regime que selecionar. Assim, além do valor que deverá ter para pagar na agência de viagens, por exemplo, terá de fazer as contas ao dinheiro que terá de gastar em transportes, refeições, pequenas compras ou mesmo recordações que pretenda adquirir no destino de férias.



Escolher o tipo de atividade

Há pessoas que preferem usar as férias para descansar ao sol, à beira-mar, desfrutando de todos os prazeres que um destino balnear pode proporcionar. Por outro lado, há os que até já têm praia à porta de casa e optam por fazer férias culturais, conhecendo cidades e locais de interesse histórico, tradicional, ou mesmo ambiental. Qualquer que seja o tipo de atividade que o ajuda a carregar as baterias durante o período de pausa laboral, defina bem as suas prioridades e escolha um lugar onde as possa concretizar.



Selecionar a companhia

Há quem prefira viajar sozinho, mas ter companhia durante as férias tem mais vantagens. Em primeiro lugar, os custos repartidos acabam por ser menos pesados e registar os momentos mais importantes em fotografia também é mais fácil (para que as suas fotos de férias não sejam apenas selfies). Porém, ao decidir viajar acompanhado, não se esqueça de negociar exigências e preferências antes de partir, para que não fiquem goradas expectativas. Caso viaje com crianças, é fulcral procurar destinos com atividades direcionadas para as suas faixas etárias.



Conhecer o clima do destino

Há destinos que se apresentam estranhamente baratos e uma das razões pode ser o clima no local de destino. Não queira passar uma semana ou duas a esconder-se de tempestades tropicais, debaixo de um calor abrasador ou sujeito a furacões e tornados. Embora nem sempre os fatores meteorológicos possam ser previsíveis, convém que leve um guarda-roupa, por exemplo, adequado ao clima. 

 

Encontrar o alojamento perfeito

Ao escolher o destino de férias é importante que opte também um bom alojamento. Escolha um quarto de hotel do seu agrado e que vá ao encontro dos planos de gastos que pretende fazer. A localização do alojamento deve permitir conhecer as atrações turísticas e deslocar-se pelos sítios de maior interesse. 

Todas estas etapas devem ser seguidas com a maior antecedência possível, não só porque pode antever e organizar tudo com mais calma e evitar erros que se cometem quando se prepara tudo em cima do joelho, mas também porque os preços que se conseguem negociar são sempre mais atrativos. 
  Consiga alojamento para as suas férias ao melhor preço! >>
Veja também: