PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como escolher um seguro de saúde?

As famílias portuguesas tem vindo a aderir de forma significativa ao seguro de saúde. São inúmeros os factores que explicam esta mudança, mas na altura de escolher um seguro de saúde, é preciso estar bem informado.

Como escolher um seguro de saúde?
Saiba escolher o seguro de saúde mais adequado para si

Tem sido crescente o número de portugueses a aderir, cada vez mais, ao seguro de saúde. A preocupação com a saúde e a sensibilização para a prevenção são apenas alguns dos inúmeros factores que fazem com que em Portugal se esteja a assistir a uma mudança de paradigma. No entanto, será que sabemos escolher o seguro de saúde certo e adequado às necessidades de cada um?

 

Há inúmeros factores a ter em conta na altura de subscrever um seguro de saúde, até porque o mercado viabiliza uma oferta cada vez maior. Do preço às coberturas, analise cada pormenor e decida qual o seguro que mais se adequa às suas necessidades.

 

Antes de escolher um seguro de saúde tenha em atenção:

Ao olhar para a oferta do mercado, pense bem quais são realmente as suas necessidades. Poderá não precisar de determinadas coberturas, como por exemplo o parto. Defina bem o que é realmente necessário.

 

A assistência e o reembolso

A maioria dos seguros de saúde possibilitam a utilização dos serviços de duas formas: na rede contratada ou fora dela. Quando opta pelos serviços de assistência da rede contratada, paga um montante fixo por serviço ou uma percentagem do montante do acto médico. Se procurar os serviços fora da rede convencionada o sistema já é de reembolso, ou seja, a seguradora assume uma percentagem do serviço e procede ao respectivo reembolso no prazo de 30 dias. Este reembolso pode ir até aos 90 por cento do valor pago e é reembolsado mediante apresentação de factura.

Tenha em atenção a extensão da rede convencionada e de todas as percentagens associadas. Cada seguro apresenta as suas especificidades.

 

Preços e descontos

Ao analisar o mercado, irá perceber que os valores de contratação de um seguro de saúde variam muito consoante a companhia e os serviços contratados. No entanto, há dicas que ajudam a baixar o preço. Por exemplo, quanto mais membros da família estiverem associados ao seguro, menor será o prémio. Existem algumas seguradoras que também oferecem cartões de desconto em serviços de saúde na respectiva rede, que podem ser utilizados sem limites.

 

Carência

Pense que ao subscrever um seguro de saúde, não significa que possa começar a utilizá-lo de forma imediata. À excepção dos acidentes, os outros serviços de saúde estão normalmente condicionados a um período de carência que pode ser de alguns meses. Assegure toda esta informação.

 

Considere todos estes factores e faça várias simulações.

 

Onde procurar um seguro de saúde?

A disponibilidade de seguros de saúde no mercado português tem crescido substancialmente, e até já é possível subscrever seguros de saúde low cost, para além dos tradicionais. Algumas opções são:

 

Veja também: