Como escolher um tablet?

Qual será o melhor para si? Tudo o que precisa de saber antes de escolher um tablet.

Como escolher um tablet?
Android, Apple ou Windows?

Existem dezenas de modelos de tablets disponíveis de vários fabricantes diferentes. Tanta oferta é bom mas, ao mesmo tempo, confuso e escolher um tablet pode revelar-se uma missão impossível. Com tanta oferta, é difícil saber qual o melhor se adpata às suas necessidades. Veja as nossas dicas para o ajudar a escolher.
 

5 passos para escolher um tablet


1. Para que precisa de um tablet?

Será essencialmente para o trabalho? No escritório ou em viagem? Vai usar na escola? Ou será apenas para uso doméstico? Se for apenas para navegar na internet, aceder ao e-mail ou assistir a filmes e outros conteúdos streaming, qualquer modelo, dos mais básicos, resolve. Se não, há várias questões a considerar, como qual o melhor sistema operativo ou tamanho. Comece por fazer uma lista com caraterísticas que, de acordo com o uso que lhe vai dar, precisa num tablet.
 

2. iOS, Android ou Windows?

A decisão mais importante passa pelo sistema operativo. É aqui que reside a maior diferença. Se o tablet vai ser a sua ferramenta de trabalho, onde terá que criar ou editar documentos, optar por Windows será o melhor. Tanto no iPad quando no Android, consegue facilmente ler documentos do Office, contudo, se os quiser editar vai precisar de uma aplicação paga, como o Quickoffice ou o Documents To Go 3.0. Já o iPad continua a ser o favorito para jogar ou assistir a filmes, no entanto, os Androids já têm uma resolução tão boa ou superior à da Apple. Na altura de escolher um tablet, tenha também em atenção se há alguma aplicação ou programa específico que precise e confirme se estão disponíveis no que pretende – neste campo, a Apple é líder.
 

3. Compare as características

Se optou pelo sistema operativo iOS a oferta, quando comparada com a concorrência, não é tão variada, já que é apenas a Apple que os disponibliza. Se a sua escolha passa por um Android ou Windows, terá que comparar as características dos vários fabricantes. Em qualquer um dos casos, tenha em atenção a duração da bateria, se é Wi-fi, 3G ou 4G e que custos têm associados, qual a capacidade de armazenamento, a velocidade de processamento, qualidade da câmara, se é frontal e traseira, etc. Dê um salto a alguns fóruns online e procure feedback.
 

4. Ponha as mãos na massa

Ainda que já tenha decicido que vai comprar o seu tablet online, passe por uma loja da especialidade para ver de perto e testar os equipamentos. Saber as medidas e peso não é o mesmo que pegar no tablet. Assim, perceberá se precisa de um ecrã maior, ou de um mais pequeno para caber na carteira ou na mochila. Talvez precise de um tablet mais robusto se, por exemplo, faz muito trabalho de campo. Ou então, dá-lhe mais jeito o mais fino e leve que existir. Para além disto, testar os equipamentos é fundamental, até para perceber com qual se sente mais à vontade.
 

5. Orçamento

Defina um orçamento e seja fiel à sua decisão. Se pondera entre escolher um tablet mais caro ou um mais acessível, tenha o cuidado de confirmar que está a comparar a mesma coisa, tanto quanto ao sistema operativo como às restantes características. Tenha, também, em consideração o preço dos acessórios, das aplicações assim com o custo do serviço 3G ou 4G.
  
 
Veja também: