Publicidade:

Como escrever um email de despedida: 6 dicas para causar boa impressão

Se vai sair da empresa, temos 6 dicas para que saiba como escrever um email de despedida. Fortaleça a sua imagem profissional.

Como escrever um email de despedida: 6 dicas para causar boa impressão
Garanta uma boa imagem profissional com dicas essenciais

Saber como escrever um email de despedida, seja no caso de uma saída por iniciativa própria ou por demissão, torna-se essencial para manter as “portas abertas” para futuras oportunidades profissionais.

Mesmo que esteja na empresa há muitos anos, se a sua saída não for pacífica e a sua atitude não deixar uma boa impressão, toda a imagem que construiu ao longo do tempo poderá ser destruída. Saiba como transmitir a sua mensagem eficazmente com as 6 dicas que selecionamos para si.

Como escrever um email de despedida: 6 dicas


como escrever um email de despedida

1. Seja objetivo e claro

A mensagem não deve parecer um testamento e a regra é ser direto e objetivo. Deve informar a sua saída, demonstrar o valor de toda a experiência na organização e mostrar a relevância que as pessoas que está a contactar têm para si.

Demonstre disponibilidade e encare o email de despedida como uma etapa do processo para incentivar as pessoas a manterem o contacto consigo.

Caso considere que irá adicionar valor ao seu email, deverá personalizar o seu conteúdo para certos profissionais. O objetivo desta estratégia é fortalecer determinados relacionamentos que lhe poderão ser úteis no futuro.

2. Informe sobre a sua saída com antecedência

Para não causar nenhuma situação constrangedora, é fundamental que envie o email logo após a formalização da sua saída. Assim, terá maiores hipóteses de dar a notícia em primeira mão e transmitir uma boa impressão de si aos outros.

3. Mantenha um tom positivo

Não seja demasiado sentimental no conteúdo do seu texto, mas procure transparecer positividade nas suas palavras para deixar uma boa imagem pessoal e profissional. Mantenha sempre um tom amigável, assertivo e adequado ao contexto de trabalho.

Não deve tentar justificar ou lamentar a sua saída, tenha sido por vontade própria ou através de uma demissão. Assuma a mudança com positividade e encare esta etapa como uma oportunidade de evolução profissional.

4. Não “lave roupa suja”

Em momento algum utilize o email de despedida para criticar alguém ou para referir alguma situação problemática. Para fortalecer uma boa imagem profissional deve ser sempre cordial na sua comunicação e evitar conflitos.

Saber como escrever um email de despedida de forma eficaz e profissional, é conseguir transmitir de forma consistente os seus valores e provocar as emoções certas nas pessoas que cruzaram o seu caminho.

5. Incentive o networking

Deve fornecer os seus contactos apenas para aquelas pessoas que considera relevantes, a fim de estimular o contacto com essas pessoas. Forneça um endereço de email alternativo, telefone e perfil do LinkedIn. Manter um bom relacionamento com os seus contactos é essencial para o seu networking e para futuras oportunidades profissionais.

Posteriormente, seja através do LinkedIn, carta ou email, deverá aproveitar para solicitar recomendações a profissionais de referência que o tenham acompanhado no seu percurso profissional. Isso irá acrescentar valor ao seu currículo e enaltecer a sua imagem profissional.

6. Faça uma revisão da mensagem a enviar

Após terminar o rascunho do email, leia-o novamente para que não haja erros e faça as edições necessárias até conseguir transmitir o que realmente pretende. Certifique-se antes do envio do email que inclui todos os contactos que deseja.

Pra saber como escrever um email de despedida de forma eficaz, é importante que tenha consciência que um tom adequado e mensagens claras são essenciais para ser bem-sucedido. Esta prática irá evitar possíveis desentendimentos ou interpretações erradas do conteúdo enviado.

Lembre-se: nunca sabemos o dia de amanhã e o que construímos no presente irá refletir-se no futuro. Por isso, seja correto e mantenha sempre uma atitude exemplar.

Veja também:

Ana Luísa Machado Ana Luísa Machado

Ana Luísa Machado é Mestre em Psicologia e possui formação em Marketing Digital & Ecommerce. É uma foodie assumida e uma apaixonada por comunicação, tecnologia e viagens. Adora partilhar experiências e acrescentar valor a todos os que se cruzam na sua vida.