AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escrever uma carta de apresentação?

Um curriculum sem carta de apresentação pode causar uma má imagem. Aprenda a fazer a sua!

Como escrever uma carta de apresentação?
Aprenda a estruturar a sua carta de apresentação
  • É fundamental que envie a sua carta de apresentação para a empresa à qual se candidata

Há quem defenda a ideia de que quando se envia um bom curriculum vitae, não é preciso fazer uma carta de apresentação, mas segundo alguns especialistas, a carta de apresentação é um documento mesmo necessário. 
 

O que é a carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento que é enviado com o curriculum vitae do candidato e que faz uma apresentação prévia do perfil da pessoa e da sua motivação em candidatar-se ao cargo.
 

6 dicas para uma boa carta de apresentação

 

1. Pesquise a empresa

Cada carta de apresentação deve ser personalizada. As empresas percebem logo aquelas cartas standard que são enviadas de forma igual para todo o lado. Faça uma boa pesquisa sobre a empresa, a sua área de actuação e o tipo de perfil que estão à procura. A partir daí, terá outras bases para se apresentar e tentar convencer quem está do outro lado que o seu perfil é o melhor.
 

2. Fuja ao banal

As cartas de apresentação começam quase sempre da mesma maneira. Para ser diferente, procure fazer algo que prenda logo quem está do outro lado. Poderá, por exemplo, abrir a carta com uma citação forte ou com um tom mais directo e persuasivo. As primeiras linhas da carta de apresentação podem ditar o sucesso da mesma.
 

3. Valorize-se

Lembre-se sempre que numa carta de apresentação deve sempre valorizar-se e transmitir confiança. Daí ser também fundamental conhecer bem a empresa e o cargo ao qual se candidata. Vinque de forma clara as suas qualidades e capacidades. Todas as empresas procuram pessoas práticas, directas e que ajudem a resolver problemas.
 

4. Não se alongue no texto

Não caia no risco de escrever uma carta longa, porque a verdade é que ninguém a vai ler. Tente ser o mais conciso e prático possível. Caso contrário, corre o risco de passar uma imagem errada e isso num primeiro contacto vale muito.
 

5. Procura outras alternativas

Existem muitos sistemas online de recrutamento onde não é possível enviar uma carta de apresentação. Ainda assim, depois de se candidatar, mostre à empresa o seu lado desenrascado e que realmente consegue ir mais longe. Descubra o email, ligue para a empresa, arranje forma de fazer chegar a carta de apresentação ao “outro lado”. Pode ser um ponto a seu favor.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

6. Tente ser sério e profissional

Não resulta tentar ser engraçado numa carta de apresentação. É preciso profissionalismo e seriedade no trato. A carta para ser diferente, não precisa de recorrer a piadas ou a determinado tipo de humor. Não é isso que se procura e pode ser mal interpretado do outro lado.
 
Veja também: