AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como escrever uma carta de recomendação

O que deve estar incluído numa carta de recomendação. Saiba como escrever uma carta de recomendação através de um exemplo.

Como escrever uma carta de recomendação
Dicas para redigir uma carta de recomendação.

Uma carta de recomendação é um documento onde outra pessoa (habitualmente ligado à sua anterior entidade empregadora ou ex-professores) descreve as suas competências, qualidades e capacidades de forma a dar referências a outras empresas.
 
Ainda que não seja muito habitual em Portugal, a carta de recomendação, quando bem redigida, é um importante trunfo para quem procura emprego ou para um estudante a concorrer a uma bolsa de investigação/mestrado. Naturalmente que a primeira coisa a fazer é escolher bem a pessoa que vai escrever a sua carta de recomendação. Saiba se está disponível para o fazer. Se a resposta for positiva entregue-lhe um curriculum vitae atualizado para a ajudar na tarefa. Obviamente que se a carta de recomendação não lhe convier deve recusá-la, educadamente. Saiba como escrever uma carta de recomendação.
 

O que deve conter

1. Comece com a sua identificação e da empresa, juntamente com a data (também pode ser colocada no final).  
 
2. Segue-se, se conhecer, a identificação do remetente e empresa. Se não souber ou se for uma carta genérica (mais habitual) ignora-se este ponto.
 
3. Pode-se colocar um assunto. Por exemplo: Carta de Recomendação para o Sr. Y. 
 
4. Saudações formais. Por exemplo: Exmo. Dr. X (se souber o nome. Caso contrário, ignora-se o nome, deixando só a saudação).
 
5. O corpo da carta de recomendação deve conter: o período trabalhado, a função, as atividades executadas, o desempenho nas tarefas efetuadas, as qualidades profissionais, pontos fortes e o potencial do ex-funcionário/estudante. No final dever conter uma recomendação firme dos préstimos do trabalhador/estudante.
 
6. Ao longo do corpo da carta não se esqueça de ser específico nas qualidades apresentadas, utilizando, por exemplo, comparações, mas não entre em exageros e não seja demasiado breve ou vago. 
 
7. Despeça-se com nova saudação.
 
8. Se não o fez antes, termine com os dados de quem escreveu a carta.
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Exemplo de carta de recomendação

 
Nome do remetente
Cargo/Empresa
Endereço
Contacto
 
Data
 
Assunto: Carta de Recomendação para o Eng.º Y
 
Exmo. Dr./Sr. X,
 
Estou a escrever esta carta para recomendar o Eng.º Y para o cargo de engenheiro civil. (Se não colocar assunto)
Tive o prazer de trabalhar diretamente com o Eng.º Y de…a…Durante o período em que trabalhou como engenheiro civil na ZZ, S.A. nunca deixou de nos surpreender com as suas competências. Sendo eu seu supervisor direto, trabalhamos em estreita colaboração, por isso, tenho a perfeita noção dessas capacidades profissionais.
 
O Eng.º Y demonstrou enorme capacidade de adaptação aos nossos clientes, destacando-se na execução das obras destinadas. A sua capacidade de perceber o que o cliente quer, mesmo antes de lhe ser dito, faz com que os clientes se sintam confortáveis com ele. Além disso, quando necessário, demonstrou flexibilidade para alterar estratégias quando o cliente assim o solicitava. O Eng.º Y obteve forte ligação aos clientes e, através de uma perseverança incansável, garantiu a satisfação dos mesmos, bem como novos clientes e negócios.
 
Ao longo da sua colaboração mostrou também ser capaz de trabalhar de forma eficaz com outros colegas de trabalho, mostrando ser um ótimo elemento de equipa. Esta atitude e capacidade de proatividade nas sugestões de melhoria tornou inspirador, para mim e demais colegas de trabalho, assistir ao seu crescimento dentro da empresa.
 
Com as suas habilitações, adaptabilidade e dedicação, o Eng.º Y foi um excelente engenheiro civil para a empresa ZZ, S.A. e recomendo-o fortemente para o cargo que ele ambiciona. Não hesito em afirmar que vocês ficarão extremamente satisfeitos se decidirem contratá-lo. Se necessitar de mais algum esclarecimento ou tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-me.
 
Atenciosamente,
(assinatura)
 
Veja também: